Apoie o blog por meio do PIX, a chave é: emiltox@outlook.com

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Mais de 400 mil reais pagos a cláudia leitte no show da virada de ano, pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes - PE.










Passada a ressaca do réveillon, é hora de tratarmos de coisas sérias. Assuntos que mechem com o que é de todos, falo do dinheiro público. É o caso do show da cantora cláudia leitte na festa da virada de ano na cidade de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. 

Foram pagos 425 mil reais pelo show da baiana. Nada contra a cantora, mas a pergunta que precisamos fazer a nossos políticos é: diante de tantos problemas em nossas cidades, será que é prioridade gastar tanto dinheiro com um show?

Jaboatão dos Guararapes enfrenta problemas comuns à maioria dos municípios brasileiros. Na área da saúde, da mobilidade, da educação e tantas outras. Quantas calçadas poderiam ser reformadas com esses 425 mil reais?

Com IDH de 0,717, considerado alto, a prefeitura de Jaboatão não pode se dar o luxo de promover eventos com contratações caríssimas como essa, uma vez que a realidade da maioria da população é totalmente diferente do que diz o Índice de Desenvolvimento Humano do município.

Há pessoas, de alto padrão de vida, que mora nos arranha-céus à beira-mar, mas há também os que vivem em lugares esquecidos pelo poder público. Vielas, favelas, bairros inteiros que faltam serviços mínimos, como iluminação, coleta de lixo e esgotamento sanitário.

Os legisladores precisam resolver esse problema. Essa facilidade que gestores públicos têm em gastar nosso dinheiro com circo é espantosa.

Só para se ter uma ideia: o dinheiro enviado pelo governo federal para amenizar as dores dos que sofrem com as enchentes no sul e sudeste vai ter que passar por um processo burocrático "tão enormemente"  desumano e ineficiente, que os benefícios aos desabrigados só chegarão após um ou dois meses. Enquanto, para shows, gestores públicos desembolsam quantias volumosas e contratam em poucos dias, como se o dinheiro a eles pertencesse.

Provavelmente, o povo de Jaboatão aceitaria a remessa desses 425 mil como donativos aos desabrigados das chuvas. Entre o show de cláudia leitte ou outro artista e ajudar nossos irmãos brasileiros, o que você escolheria?

Toda essa farra com o dinheiro público acontecendo sem que ninguém se incomode. Sem que as instituições de fiscalização do dinheiro público questionem. Sem que a Câmara de Vereadores se pronuncie. Faz tempo que tenho perguntado aqui nesse blog: precisamos mesmo de vereadores? 

Cadê o TCE? 
Cadê o MP?

O povo brasileiro, vez em quando, se confunde com a imprensa brasileira. Ambos não aceitam que um político viaje num avião da FAB para fazer um implante de cabelo, mas acham normal que prefeitos gastem dinheiro que poderia ser utilizado para o bem de todos, em contratos de shows. 

Engana-se quem acha que isso ocorra apenas em Jaboatão.

Infelizmente, são nos momentos de dor e alegria, desastres e festas, em que mais o dinheiro público é usado como se privado fosse.

Gostaria muito de hoje, no primeiro dia de 2014, trazer uma palavra de otimismo, mas, diante de fatos como esse, fica impossível não se indignar.

Mas, a indignação é um sentimento que nos torna vivo e nos dá força para encarar tudo isso. Espero que você também se indigne. Principalmente você que foi ao show de cláudia leitte e nem sequer sabe para onde foi o dinheiro que poderia ter sido investido na escola de seu filho ou naquele posto de saúde do seu bairro.

Parabéns! Você já começa o ano  de 2014 sendo enganado.

  

Nenhum comentário: