Muitos foram contra ao projeto de Transposição do São Francisco. São muitos, os que até hoje criticam e torcem pelo fracasso no maior projeto hídrico do país. Tem gente até que desejou não chovesse mais nas nascentes do rio, com o intuito de fazer cumprir o que eles sustentaram e ainda sustentam contra a obra: o desejo que o Chico secasse suas águas só para prejudicar o projeto. Uma maldade sem limites.
O importante de tudo é que, mesmo com toda campanha política e midiática contra, que levou milhares de alienados, principalmente coxinhas do sul e sudeste, a divulgar mentiras e criar movimentos contra a Transposição (gente inclusive que nunca visitou o nordeste), mesmo com todo negativismo de parte de uma parcela da sociedade brasileira, o que importa é que a água está correndo pelos canais, enchendo barragens e já está sendo usada pelos nordestinos que jamais imaginaram, um dia, ver tanta água ali, tão pertinho de suas terras.
As imagens que nos chegam pelas redes sociais é de encher os nossos olhos de lágrimas. Só de imaginar que 12 milhões de sertanejos, daqui pra frente não terão mais que sentir sede ou mendigar água.
O velho Chico dá uma resposta aos que esperavam que ele secasse e morresse. Fazia tempo que não se via o Chico tão cheio. E a expectativa é que nos próximos dias, aumente ainda mais a sua vasão. As nascentes do rio estão transbordando, áreas estão sendo inundadas com suas águas.
E o canal da transposição segue recebendo a água do velho Chico sem se importar com as aves de agouros. Os globais e tucanos estão sem saber o que fazer. O que divulgar! O sertanejo já começou a beber da água da transposição. E agora!???
A barragem do TUCUTU é algo inimaginável. Um enorme espelho de água no meio do sertão nordestino. As águas do São Francisco, após 37 dias, encheu o Tucutu e ele já iniciou o sangramento do outro lado, dando sequência ao movimento das águas nos canais que seguem para encher outros açudes e barragens pelo sertão nordestino.
É realmente de arrepiar!
Só quem conheceu a miséria, pela qual passava os sertanejos, sabe da importância do Lula nessa mudança estruturadora pelo qual está passando o nordeste e principalmente o sertão nordestino.
Nos anos de fhc, sertanejos saiam a caçar tatus para matar a fome. O índice de mortalidade infantil era de país miserável da África. O fhc foi o governo que mais criou indigentes no Brasil, principalmente no nordeste e muito mais no sertão nordestino. Depois que Lula chegou a presidência, com a incrementação de suas políticas sociais, o povo do sertão ganhou o mais importante dos alimentos: DIGNIDADE.
Não é fácil para o homem do sertão pedir um pão, mendigar. O sertanejo é antes de tudo um braço forte, que pega na enxada, que prepara a terra e planta sem nem mesmo ter água. O homem do sertão também tem orgulho. O homem e a mulher do sertão é gente como os do sul e do sudeste. Gente forte que não abre mão do trabalho.
Agora eles terão água do São Francisco para permanecer na sua terrinha. Nunca mais, na história desse país, um sertanejo viajará para o sul correndo da seca. Ele vai ao sul e sudeste fazer turismo. Comer rapadura na praia, visitar os mercados que vendem produtos nordestinos, passear no Ibirapuera, avenida Paulista, Cristo Redentor...
Lula!!!! 👏🏻👏🏻👏🏻😢👏🏻👏🏻✌👍
É preciso construir aeroportos no sertão nordestino. Aeroportos internacionais. Com água, esse povo vai longe.