"Como é fácil impor uma ditadura no Brasil", diz bolsonaro, mais uma vez ameaçando a Democracia.
Mas, afinal, nosso país pode virar uma ditadura bolsonarista?
Digo que não!
E o motivo não é porque o bolsonaro, seus adoráveis filhinhos e um punhado de generais "de pijama", não queiram.
Pelo contrário!
Por eles, já teriam implantado a ditadura e estariam brincando de ditadores, encaminhando seus inimigos e quaisquer que os criticassem, para "ponta da praia".
Mas, não há nenhuma possibilidade do Brasil virar uma ditadura, principalmente porque os EUA não aceitariam. Os americanos não veriam com bons olhos o maior país da América do Sul, governado por militares. Seria um risco muito grande para hegemonia dos EUA na região.
Importante frisar que os generais comandantes das Forças Armadas, os que verdadeiramente mandam(!), eles sabem que se insurgirem contra o poder democrático e rasgarem a Constituição Federal do Brasil, impondo um regime ditatorial, serão considerados criminosos e inimigos das Nações Democráticas. Além disso, se eles tomarem o poder, nosso país sofrerá duras consequências, até o restabelecimento da Democracia. E certamente será o RABO deles que estará na mira.
Mas também(!), diferente do que se possa imaginar, as Forças Armadas não se confunde com bolsonaro, não! E nem os arroubos desse tal, clube militar, condiz com o pensamento da instituição. E ainda mais, não é o twitter do villas boas, ameaçando ministros do STF, que servirá de base para uma ruptura do poder.
É preciso lembrar que há no Brasil verdadeiros Generais que não comungam com as idiotices proferidas pelo governo mentecapto.
Depois, todos sabemos o que costuma acontecer com a cabeça dos ditadores. Geralmente ela é separada, irremediavelmente, do pescoço deles. É aquela velha história do "quem tem (...) tem medo", que expressa bem a situação desses que vivem de ameaçar a Democracia e não concretizar o ato fascista.
Então, de onde vêm todo esse alarido contra a Democracia?
Vêm dos generais fanfarrões que passaram 30 anos comandando tropas que capinavam o mato nos entornos dos quartéis e pintavam meio fio de estradas. Aqueles que, embora beligerantes, ostentam uma valentia e um poder de comando que não possuem.
Sendo assim, durma em paz, Democracia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário