Apoie o blog por meio do PIX, a chave é: emiltox@outlook.com

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Sistema Prisional Brasileiro – até quando vamos fazer de conta que é eficiente e que socializa os presos.


Outro dia, me espantei em saber que os governos gastam, por mês, cerca de 2.500 reais, por cada preso no Brasil. Isso é quatro ou cinco vezes mais que o gasto por aluno na rede pública. Fazendo um cálculo rápido: se temos por volta de 600.000 detentos em todo o país, isso daria um gasto mensal de Um Bilhão e Meio na manutenção dos presídios brasileiros. Eu até acredito que seja esse o valor repassado pelos governos, mas que esteja sendo gasto, exclusivamente, com detentos?

Diante das péssimas condições apresentadas nos presídios brasileiros, eu arriscaria dizer que 60% a 70% desse dinheiro são desviados para algum lugar bem longe de penitenciárias. Se esse montante de grana fosse utilizado realmente no processo prisional, certamente não viveríamos o caos da segurança pública que passa todos os grandes centros sociais desse país. Cidades, onde outrora, não se ouvia falar de roubos ou assassinatos, agora figuram nas páginas dos jornais como área de risco.


Isso porque, esse modelo prisional adotado pelo Brasil, socializa muito pouco ou quase nada. Não fossem os familiares dos presos e os grupos de apoio religiosos, a situação da sociedade brasileira, no quesito segurança, estaria muito pior!

Os presídios desse país passaram a ser verdadeiras universidades formadoras de bandidos. Um jovem de 18 anos que chega num presídio brasileiro, condenado à prisão por roubar um saco de leite, após pagar sua pena e ser colocado em liberdade, volta para a sociedade "especialista" em bombas, em armas, em falsificar documentos, em praticar diversos tipos de crimes. Sai com números de contatos onde possa conseguir armas, drogas, "mercadorias" ou qualquer contrabando que desejar.

Não há nada proibido aqui fora, que lá dentro não seja permitido. A comunidade prisional, pelo que se sabe, é incontrolável!

Se faz necessário pensar rápido numa mudança. É necessário que se crie um novo modelo prisional, onde o principal objetivo seja a recuperação do homem. Pelo bem da sociedade!

Todos nós, ao cometer um crime, temos o dever de pagar a pena prevista. Mas o Estado deve dar as condições necessárias para isso. Não há mudança para melhor num ambiente hostil, sem o mínimo de dignidade. 


Não é uma questão de sermos “bonzinhos” com bandidos, mas todo homem merece pagar sua pena num ambiente que o transforme em um ser melhor, e não pior!

Quando falo em um novo modelo prisional, imagino uma carceragem onde os presos sejam divididos, considerando sua idade, o risco que o mesmo corre ou pode provocar aos demais presos, o crime praticado, entre outras características. Num ambiente onde se incentive o aprendizado, a leitura, a formação. Onde eles possam ocupar a mente com trabalho e estudo.


Dos mais de 600 mil presidiários encarcerados no Brasil, somam-se para cada um deles, suas famílias e amigos que sofrem as agruras de um sistema prisional desumano. Na maioria das vezes, mães e pais, mulheres e filhos de detentos são recepcionados como se bandidos fossem, nos dias das visitas. É cruel, é animal e inaceitável o comportamento de muitos agentes públicos, responsáveis pela segurança dos presídios, que sobrecarregados e mal pagos, descontam suas raivas e frustrações nos familiares dos presos.

O nosso sistema prisional é tão ineficiente, que os números mostram que 80% dos detentos são reincidentes. Muitos dos ladrões de bancos, de carros, de casas, de lojas, traficantes, vigaristas, estupradores, que estão nas ruas, já foram presos pelo mesmo crime ou por outros. Isso se deve, entre outras coisas, à falta de condições humanas nos atendimentos aos presos, à humilhação e a promiscuidade, à superlotação das cadeias e presídios, à omissão dos órgãos de justiça, que sinalizam a total ineficiência do processo prisional executado no Brasil. 

Negar isso, fechar os olhos para esse problema, é aumentar a dívida histórica no que se refere aos direitos humanos nos presídios brasileiros.


Aos que são contra a busca pelo novo padrão prisional, eu perguntaria: qual o resultado de décadas desse sistema prisional excludente, desumano e que não reeduca o encarcerado? 

Todo homem tem o dever de pagar seus erros, mas o Estado deve lhe proporcionar as condições para que o ele possa melhorar como ser humano.

Precisamos discutir e encontrar uma saída para esse problema que está afetando a todos. 

Você talvez até ache que não lhe afeta. Não se engane.

Como está, só vai piorar!

4 comentários:

Anônimo disse...

o dinheiro vem mais quem come sei nao detento quem sustenta e a familia , por que comida que servem nem bicho comeria ,sabonete e tudo quanto vc possa imaginar quem mantem os parentes

Anônimo disse...

sabe o que eu acho senhor emilton, que o senhor mente.

é mentira dizer que o sistema prisional está falido, não está. penso até que voce deveria fazer uma mea culpa com seus leotores, pois os está influenciando negativamente com textos como este.

voce pode até opinar, é um direito que lhe assiste, mas não pode, de forma nenhuma, afiramar coisas que não sabe. pior, como se soubesse.

tenho visto senhor emilton que seu nome é famoso na rede social facebook. voce levanta opiniões que muitos jornalistas aproveitam de sua tese para criar artigos. até compreendo porque fazem isso, afinal, o que mais falta para alguns jornalistas no brasil é conteudo de qualidade. no entanto, sou obrigada a discordar de voce e vou dizer porque.

nos posts abaixo vejo nuito mais textos escritos por uma criança mimada, um cara "que pensa que sabe das coisas mas não sabe", no entato, por ser só opinião, influencia. e negativamente.

um amigo meu pediu para que eu lesse seus posts, li todos. confesso que não vi nada aqui de diferente. nada que merecesse elogios ou causasse surpresas. voce. senhoir emilton, é um blogueiro como qualquer outro, petista de carteirinha que está tentando ganhar o seu "pão" do governo.

como revisora, cansei de ler os posts enfadonhos, aparentemente civilizados dos petistas, mas não vi conteudo nenhum, a não ser o radicalismo legitimo desta classe social e de quem pertence a este partido. o PT vai sair do poder sim, vai sair em 2014. não é uma bola de cristal tudo já está sendo feito para dar adeus a essa gente e tirá-los definitivamente do comando do país. nós, jornalistas, nos orgulhamos de fazer este trabalho. tanto aqui, como no judiciario, na PGR, nas autarquias federais, com alguns partidos, e com a força da nossa juventude que foi ( e ainda vai muito) às ruas, vamos acabar de vez com a era lula.

Lula, aliás, este já está muito bem cuidado pelo STF. Se ele se meter a besta vamos novamente tirar o seu "processo" da sombra. o que marcos valério falou é perigoso para ele. A imprensa está do nosso lado.
Digo isso,s enhor emilton, para que entenda e veja que já não há mais futuro no PT. Dilma é um poste, incompetente, se contenta em governar para os miseraveis do bolsa família, acredita mesmo que só eles, só com eles se reelegria, é uma idiota.

Nós da oposição criamos tudpo o que aí está e que o PT usurpou. o PT não construiu nada, fomos nós que fizemos, nada mais justo, portanto, que voltemos em 2014 a assumir o comando do país. o senhor emilton, deveria estar do nosso lado, tem muito a ganhar se ficar conosco.

o PSDB, a oposição,a imprensa e o judiciário, na figura do excelentíssimo magistrado JB, temos a missão em 2014 de tirar o PT do poder e de tudo que de ruim que tem feito com o erário. nossa missão, e a de muitos jornalistas como eu, é od e fazer o povo entender que é um PT é um partido de ladrões, de golpes e mais golpes contra empresas sérias e com pessoas honestas. o povo irá entender. sim, somos a favor da democracia, estamos nas ruas em prol disso e sabemos que isto é importante para o povo acordar dessa letargia. A nossa causa, senhor emilton, não é fascista como nos atribuem. somos do bem. a nossa causa é pelos nossos direitos de voltar a voar de avião sem sentir o cheiro de ticaca dessa gente do lula. fique conosco, senhor emilton. conheça a verdade e conosco só terá a ganhar.

sem mais

Elisa

Anônimo disse...

Nunca tinha visto por esse lado. Se 80% são reincidentes, significa que não esta adiantando nada. 2.500 por preso? Não acredito.

Anônimo disse...

Emilton, deve ter muita gente desviando esse dinheiro dos presídios. No Brasil até merenda escolar de criancinhas é desviada, imagina verba pra preso...