Apoie o blog por meio do PIX, a chave é: emiltox@outlook.com

sábado, 28 de setembro de 2024

Seu voto tem culpa!

 


Ontem, no metrô de Recife, um cidadão descontente com a política e com os políticos dizia em alto e bom-tom que, "se toda a população NÃO fosse votar nas eleições do dia 06 de outubro, seria a revolução de que o Brasil necessita".

Essa utopia de um "Brasil sem políticos e sem política" tem ajudado muito na ascensão dos vários grupos fascistas que têm surgido pelo país. 

A negação da política tem trazido ao cenário político figuras bizarras como o "metido a ditador" e o "pabru lamaçal". 

A política é a principal ferramenta no processo democrático e o nosso voto é o culpado pelas ações positivas e negativas de todo esse processo que depende, principalmente(!), das nossas escolhas políticas. 

Não adianta culpar todo o sistema, se o candidato que você escolheu contribui para criar, manter ou agravar as várias mazelas da sociedade brasileira. 

Ao culpar toda classe política, da violência em seu bairro, da desigualdade social, da falta de emprego, da moradia precária e da favelização que está acontecendo na sua cidade, você ignora que talvez suas escolhas também contribuíram para isso. 

Está preocupado com a poluição do ar, da água e do solo; com a chuva ácida, a inversão térmica e a poluição visual e sonora da sua cidade?

Tem se incomodado com o crescimento desordenado, o inchaço da cidade onde mora, a falta de transporte coletivo, a produção de lixo, a educação de baixa qualidade e a expansão urbana sem planejamento?

Ao culpar TODOS(!), deixamos de reconhecer a luta de muitos que estão combatendo arduamente, sendo muitas vezes ameaçados e perseguidos por gente que odeia a política e os políticos.

Quem não participa do processo político, não exercendo seu direito ao voto, por odiar a política; ou quem escolhe votar naqueles que são, nitidamente, o problema na política, NÃO deveria fazer críticas. 

Por ação ou omissão, seu voto (sua escolha) é culpado!

Nenhum comentário: