Quem viu as imagens da comissão de frente da Gaviões certamente se assustou diante de cenas tão fortemente interpretadas. Não adianta querer dizer que se trata de uma guerra entre o diabo e Santo Antão. A personagem que o enredo ilustra é, sem sombra de dúvidas, o Jesus Cristo. O mesmo que foi crucificado e antes que morresse na cruz, fora humilhado, cuspido, torturado, renegado por aqueles os quais Ele veio ao mundo salvar.
Quando vi aquelas cenas dantescas, fui ao face e aproveitando a repercussão escrevi:
"Confesso não concordar em colocar Jesus nessas ilustrações culturais, mas, pelo que vejo em comportamentos cristãos, infelizmente, é que o diabo parece que está vencendo, ou pelo menos ganhou uma enorme ajuda de certos cristãos. Gente que se diz "de deus" fazendo arminha com as mãos dentro de igrejas. Falsos pastores e padres fazendo campanha política pra gente que apoia a ditadura, amantes de torturadores e pedófilos como o ustra e stroessner! crentes do "pau oco" sendo guiados para o precipício por "lideres religiosos" que ora está na igreja evangélica, ora na reunião de maçons. Homens como os malafaias, os edi macedos, magnos maltas e felicianos, estão ou não fortalecendo o diabo? Hemmm?"
Faz tempo que tenho debatido nas redes sociais o papel da igreja nos dias atuais. Mais precisamente, o papel que os cristãos estão desempenhando no mundo de hoje. Muitos, iludidos ou enganados, têm seguido não a Jesus, mas, a pastores e padres, líderes religiosos que nitidamente se venderam ao evangelho fácil, ao evangelho que dá lucro, poder e fama.
Deram espaço ao diabo dentro da igreja, irmãos!
E por mais forte que sejam as imagens da comissão de frente da escola de samba Gaviões da Fiel, acho que é preciso fazer uma reflexão sobre o papel do cristão nos dias atuais. Será que as opções que a igreja está fazendo estão alegrando o coração de Deus? Eu falo das opções políticas, mesmo!
Essa aproximação com políticos amantes da ditadura, da exclusão social, da perda de direitos sociais e trabalhistas.
Essa insistência de muitos líderes religiosos de ter cada vez mais dinheiro em caixa, de construir templos faraônicos, de mostrar "deus" na sua vida por meio dos bens materiais que a igreja possui.
Irmãos, têm cristãos propagando mentiras nas redes sociais!
Até onde a Bíblia ensina, o "deus" do dinheiro e da mentira NÃO é Jesus Cristo.
Pois bem! No dia seguinte achei um texto escrito pelo Teólogo Tiago Santos, que sintetiza melhor do que minhas palavras, sobre essa batalha em o diabo e Jesus, o Nazareno.
Vejamos:
Sobre a polêmica do carnaval quero registrar aqui que o diabo venceu, sim!
Quando a Igreja fez arminha com a mão, o diabo venceu.
Quando os pastores e missionários, mesmo atuando nas comunidades mais pobres e obtendo o seu sustento do salário desses pobres trabalhadores, apoiando a retirada dos direitos destes para favorecerem os mais ricos, o diabo venceu.
Quando Cidadãos de bem fizeram piada sobre a morte de uma criança, o diabo venceu. Quando Cidadãos de bem comemoraram a morte de uma líder social assassinada a tiros numa emboscada, o diabo venceu.
Quando Cidadãos de bem fizeram piada sobre alguém precisar deixar o País sob ameaça de morte, o diabo venceu.
Quando Cidadãos de bem vive uma expectativa esperando que entremos em guerra com outro País para atender interesses geopolíticos de superpotências, o diabo venceu.
Quando a igreja se tornou o principal grupo social do País a espalhar mentiras na internet, o diabo venceu.
Quando a maior preocupação dos Cidadãos de bem em um País extremamente desigual, é que meninos vistam azul e vistam meninas rosa, o diabo venceu.
Quando Cidadãos de bem permanecem em angustiante silêncio frente ao racismo, a xenofobia, ao feminicídio e a homofobia, o diabo venceu.
Quando a igreja considera armar toda a população como forma de buscarmos a paz, o diabo venceu.
Quando a igreja considera justo que fazendeiros que já tanto tem esmaguem os povos indígenas para lhes tomar o pouco que resta, o também diabo venceu.
É isso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário