Apoie o blog por meio do PIX, a chave é: emiltox@outlook.com

sábado, 13 de julho de 2024

E se o Brasil fosse Cuba?


O facebook me lembrou hoje um texto de três anos atrás que, por alguma razão não foi publicado no blog. Trata do questionamento: como estaria o Brasil se enfrentasse o embargo que Cuba sofre há mais de seis décadas?

Vamos ao texto. 👇

"Como estaria o Brasil se tivesse enfrentado, assim como Cuba, 60 anos de embargo imposto pelos EUA e apoiado pela ONU? 

Uma nação considerada inapropriada para se fazer negócios, a qual ninguém ousaria manter o mínimo de comércio, por receio de ser perseguido pelos vários organismos norte-americanos. 

Um embargo tão esdrúxulo que, se um americano fosse pego fumando um charuto "brasileiro", em qualquer parte do mundo, correria o risco de ser processado pelo tio Sam.  

Pare por um minuto e imagine o Brasil, por seis longas décadas, caminhando num passo diferente do resto do mundo. Não podendo renovar sua tecnologia industrial, naval, espacial e de informação. 

Um Brasil que parou no tempo, porque ninguém "pode" negociar com ele, sem que receba represálias.

O Brasil em volta de um sistema financeiro desajustado, com um sistema bancário pobre, sem grandes parcerias internacionais, simplesmente porque quem correria o risco de se indispor com o poderoso e maior mercado comprador e consumidor do mundo, os EUA?

Certamente, essa "solidão" imposta ao Brasil por 60 anos,  faria com que o nosso país não tivesse condições de erradicar o analfabetismo. Acho até que o nosso país, nessas condições, iria enraizar o analfabetismo.

E como o Brasil iria conseguir desenvolver, por exemplo, as melhores faculdades de Medicina do mundo, formar profissionais da área médica  reconhecidamente competentes e  oferecer um sistema de assistência preventiva de referência médica e social?

Seria impossível! 

Embargado por 60 anos, o Brasil estaria fadado a ser um Haiti piorado. Mas, bem piorado!

É claro que o Brasil NÃO conseguiria tirar todas suas crianças das ruas e colocá-las na escola. NÃO teria uma expectativa de vida tão alta, um nível de atendimento educacional e de saúde de fazer inveja.

De modo que, da próxima vez que você abrir a boca pra falar de Cuba, lave-a primeiro!

Deixa de estar falando MERDA!!!

Nenhum comentário: