Apoie o blog por meio do PIX, a chave é: emiltox@outlook.com

sábado, 21 de dezembro de 2013

Recife hoje acordou triste.


Está estampada na cara dos recifenses a tristeza pela morte de um dos seus maiores representante da cultura. 

Reginaldo Rossi, que embalou durante décadas nossa alegria, nos deixa triste com sua partida.

Geralmente o povo de Recife é alegre e festivo, mas, desde ontem um coração contrito tem levado a nossa face o sentimento da dor da perda.

Reginaldo Rossi era uma dessas pessoas que a gente têm como se fosse da família. 

Tive contato com ele ainda muito cedo, através de seus sucessos. Essa relação ficará marcada pra sempre. É por isso que a dor que sentimos hoje, não é o que se senti por alguém distante. Essa tristeza que insiste em tomar parte dos recifenses é sentida pela perda de alguém muito próximo.


O ouvíamos numa vitrolinha em casa nos anos 70. Nas festas de famílias – casamento, batizado, aniversário – sua música sempre estava presente. Era o que costumávamos chamar aqui de "assustados". 

Reginaldo era bem recebido em nossos lares porque parecia conosco. Era gente da gente e cantava o que mais precisamos na vida, o amor.

Um artista que dispensava apresentações. Tinha sua própria marca. Espontâneo e alegre, o "Rei" não precisou ganhar o mundo, bastava-lhe a sua cidade, o seu lugar.

Ainda que suas músicas não tocassem no sul e sudeste, ainda que ele não recebesse convites para apresentações nas mídias nacionais, ainda que ele só tocasse na AM, Rossi era uma marca do sucesso.

E o mais importante era que Recife bastava pra ele. O nosso calor o preenchia.

O legado que o Reginaldo nos deixa, além de seus sucessos e o amor que ele demonstrou pela sua cidade, é principalmente, sua capacidade de dar as costas para o preconceito e não ouvir seus críticos.

Um cantor do nordeste, com sotaque carioca, que não mudou seu modo de ser para fazer os gostos de ninguém, que teve suas músicas rotuladas como “bregas” e conseguiu ficar para a história.  

Nunca mais Recife vai esquecê-lo.

Certamente sofreu os mais duros preconceitos. E o mais legal é lembrar que ele nunca se mostrou cabisbaixo, triste, se sentindo menor. O Rei era super pra cima.

Após cinquenta anos de carreira, ele nos deixa sucessos que vão nos alegrar, chorar e nos embriagar pra cacete, por muitos e muitos anos. Seu Sentimento já Morreu, Sai de Mim, Amor amor amor, Meu Fracasso, são algumas das músicas mais tocadas do Rei, entre mais de trezentas.

Quisera tivéssemos mais artistas com o caráter, a alegria e o orgulho as suas raízes como o Reginaldo Rossi.

A tristeza estampada na cara dos recifenses é passageira, mas, suas músicas não!

 “Quando você foi embora os dias pra mim foram tristes demais. Nunca pensei que você fizesse a falta que agora me faz”

Os versos cantados por ele ainda vão soar pelos rios, pontes, vielas, favelas, morros, bares e praças do meu Recife querido, que chora hoje, mas logo logo se alegrá.


Hei! Vem cá que eu quero te mostrar
Hei! A minha cidade, o meu lugar
Hei! Recife tem um coração
Hei! Tem muito calor, muita emoção
O povo daqui gosta de cantar
Tem religião, gosta de rezar
Tem cristianismo, tem candomblé
Tem muita cachaça e muita mulher
Tem Luiz Gonzaga, Rei do Baião
Tem Alceu Valença, anunciação
E em Olinda, o carnaval
É o melhor do mundo
É sensacional
Recife tem encantos mil
É... É um pedacinho do Brasil
É um paraíso tropical
Tem... Tem um acervo cultural
Ela é a Veneza desse Brasil
É intercortada por muitos rios
A capital do meu Pernambuco
Capitania que deu mais lucro
Ela é a cidade que viu surgir
Três grandes heróis da nossa nação
O negrão Henrique e o branco Negreiros
O índio Felipe e o Camarão
De Porto Alegre até Boa Vista
De Porto Velho até Natal
Em diagonal até Fortaleza
O Brasil, eu sei, tem muita beleza
Mas sou de Recife e devo cantar
A minha cidade, o meu lugar
Você não entende se não quiser
Tem muita cachaça e muita mulher
Isso é o Rei!
Isso é o Reginaldo Rossi.
✌🍻👍🤘




Nenhum comentário: