Apoie o blog por meio do PIX, a chave é: emiltox@outlook.com

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O que dizer sobre a “virada de página” proposta pelo PSDB, no documento: Para mudar de verdade o Brasil.



Lendo o documento ao qual o partido lista doze compromissos com o Brasil, percebe-se que os idealizadores tomaram como base, as ações que vem sendo adotadas pelo governo do PT ao longo desses onze anos.

O documento parece ter sido escrito pelo diretório petista, listando as ações exitosas, concluídas ou em andamento, do governo de Dilma. 

O partido tucano, mais uma vez, mostrou não ter nem projeto, nem discurso e nem proposta.

O documento é na verdade, um monte de coisas velhas que já estão sendo trabalhadas, muitas com bastante eficiência, pelos governos federal, estaduais e municipais.

O discurso de Aécio também não trouxe novidades. As mesmas palavras de efeito e a sensação de que nem aqueles mais próximo dele, acredita no que ele fala.

Eu cheguei a dá um conselho ao partido em 31/05/2013 em http://emiltonx.blogspot.com.br/2013/05/o-que-ficou-do-horario-eleitoral.html  "...troquem de marqueteiro. Mas, não é só isso não... Troquem de candidato, também!"
Falar sobre ética e de combate intransigente à corrupção é de uma falta de respeito à inteligência dos eleitores brasileiros. O partido está se afogando em denúncias de corrupção. Quanto mais os tucanos tentam se justificar, mais se enrolam num emaranhado de casos que pelo que parece é só o começo. O PSDB é o partido mais corrupto desse país. Quem diz isso não sou eu, quem comprova isso são os processos na justiça contra políticos brasileiros.

O mínimo que o presidente Aécio poderia fazer era esclarecer os fatos sobre os casos de corrupção envolvendo nomes graúdos do partido. Vestir-se de pureza não é o caminho adequado que o partido deva seguir!

Falar em respeito às instituições, quando governos tucanos vêm, de forma vergonhosa, aparelhando o estado e em muitos casos, é notável o conluio entre políticos do partido com setores da imprensa, do MP e da justiça.

O Brasil ao longo desses onze anos, diferente do que o Aécio diz, conseguiu recuperar a credibilidade do país tanto internamente como no exterior. O brasileiro hoje é mais feliz e sente orgulho de seu país, graças a um governo que enxergou que era possível governar para todos. Um governo que tem erros, mas, que também tem acertos! E que tem executado políticas públicas muito diferente do período governado pelo fhc, essa é a grande verdade que precisa ser dita.

Esse negócio de querer fazer acreditar que tudo que foi conquistado nesses onze anos de governo petista,  foi devido a “estabilidade da moeda, grande trunfo do governo do fhc". Ora bolas Sr. Aécio!

Se esse negócio de estabilidade da moeda fosse verdade, o fhc não passaria oito anos governando com um pires na mão. Seu governo não teria quebrado três vezes o Brasil e os brasileiros não teriam passado pelo pior período pós regime militar, no que diz respeito a saúde, educação, transportes, moradia, emprego, num caudaloso aumento da desigualdade onde ricos ficaram mais ricos e pobres, muito mais pobres.

Trazer como compromissos do partido os itens educação de qualidade e superação da pobreza é não ser sensato e não ter capacidade de reconhecer conquistas de seus opositores. A educação vem melhorando e hoje nos Campos Universitários é fácil vermos estudantes brancos e negros. Graças ao Programa Cotas que foi bastante combatido pelos tucanos. 

Creches, escolas técnicas e Universidades estão sendo construídas aos montes por todo país. Nunca antes houve tamanha diminuição na desigualdade social. Mais de quarenta milhões de pessoas ascenderam à classe trabalhadora.
Não dá pra esconder isso!
Sobre a eficiência da segurança pública cabe, em especial, uma maior responsabilidade dos agentes públicos estaduais. Governos como o de Alckmin e Richa, ambos do psdb, têm demonstrado dificuldades administrativas em várias áreas, inclusive na segurança.

Áreas da saúde, da sustentabilidade, infraestrutura, alimentos, todas essas áreas, que estão sendo mencionadas pelo documento “virada de página”, são alvo de Política de Estado do governo Dilma Rousseff, com um diferencial: sempre com um olhar para os mais pobres. Mas, o documento tucano tenta simplesmente, fazer de contas que essas ações de governo, não existem.  

Como a expressão “virada de página” é usada para designar algo que deve ficar pra trás, esquecido, e começar de outra forma, com maior ímpeto e melhor desempenho; o documento não trouxe o algo novo. A grande ideia capaz de motivar a todos e minorar a carga negativa do partido.

Porque infelizmente, os partidos de direita não participaram das melhorias obtidas nos últimos anos. Preferiram se colocar como barreiras intransponíveis. Gastaram o tempo em criticar os projetos e não se deram conta de criar os seus próprios.
 
Até pouco tempo os tucanos atacavam o Bolsa Família. Diziam que os beneficiários do programa eram “esmoleus”. De repente o partido decidiu brigar pela paternidade do programa, divulgando que foi o fhc quem criou.
O Aécio bem que deve um pedido de desculpas aos beneficiários do Bolsa Família.
Essa falta de programas exitosos nos governos tucanos estaduais e municipais, os casos de corrupção que são abafados pela imprensa e setores do MP e da justiça, além dessa postura radical aos programas do governo federal, tem causado a “queima do filme” do partido de Aécio Neves. 

Esse pessoal da Direita são muito soberbos! Precisam mudar esse temperamento.
Mas, de todos os itens do documento, o mais escabroso é o último: Política externa: reintegrar o Brasil ao mundo

Até 2003, o Brasil tinha uma relação exclusivista com EUA e os países da Europa. Países dos continentes Africano e Asiáticos, muito pouco ou quase nada. O Brasil não tinha uma relação próspera nem com nossos vizinhos sul-americanos.  A visão da política externa era: o Brasil nasceu pra ser capacho dos americanos.

Lula ao chegar ao governo, decidiu que o Brasil deveria ter relações com todos os países possíveis, principalmente os mais próximos e também os mais pobres. E o Aécio vem com essa conversa de "reintegrar o Brasil ao mundo".

Do jeito que vai, o PSDB é um forte concorrente a ser o próximo DEM. O partido, ao não mostrar novas ideias, deixa o espaço livre para que nas próximas eleições (2016, 2018, 2020, 2022...) o PSB e o REDE sejam os novos partidos oposicionistas ao PT. Porque engana-se quem acredita que o PT está fraco. O Partido dos Trabalhadores, há cada dia, se fortalece mais. 

E o mais interessante é perceber que são discursos como esse proferido por Aécio e medidas como essas do "virada de página", que mais fortalece o PT.

Ou os tucanos apresentam boas ideias [como fez o PT ao longo desses anos] ou estarão caminhando para o ostracismo. Como sugestão de novas ideias ao PSDB, reproduzo o que já foi dito num texto publicado em 31/10/2013: http://emiltonx.blogspot.com.br/2013/10/psdb-protocola-projeto-de-lei-pl-que.html
É necessário que o partido levante suas próprias bandeiras, dê início a seus próprios projetos/programas. O Aécio poderia, por exemplo, criar um projeto de Regulação da Mídia. Poderia usar, como base, a Lei de Médios instituída pelo Governo da Argentina. O PSDB precisa defender uma proposta de impacto! Criar uma imagem! Ter a sua marca!” Já pensou ver os caciques tucanos discursar no plenário do Congresso Nacional:
 ... não podemos mais permitir que a Globo continue com monopólio da comunicação...” 
É isso aí!

Nenhum comentário: