Apoie o blog por meio do PIX, a chave é: emiltox@outlook.com

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Pais e filhos - entre eles - o diálogo.



Quanto mais o tempo passa vamos ficando sem tempo. Nós pais, vamos nos afastando dos nossos filhos e nossos filhos vão, cada vez mais, preferindo a aproximação dos "amigos".

Já não existe diálogo como antes entre nós e eles.

Com tanto o que fazer, os pais não percebem os filhos e os filhos, por sua vez, cresceram e buscam tirar suas dúvidas com seus próprios amigos, ou através de literaturas inapropriadas, ou por meio do Dr. Google.

Esse Dr. Google, juntamente com o Sr. Rede, são os culpados pelo distanciamento que está ocorrendo entre pais e filhos.

Os jovens estão cada vez mais antenados na rede... 
Há uma verdadeira fissura. Estejam onde estiverem, eles sempre querem está antenados ao mundo. Muitos deles conversam com os país enquanto digitam em seus Smartfones. Eles quase não falam mais... Só digitam!

A busca de resolução dos problemas através da experiência dos país, é pra muitos jovens, bobagem ou desnecessário. 
Se os pais não se conectarem, correm o risco de não falarem mais com seus filhos. Os jovens mudaram a ferramenta usual da linguagem, a língua, pelos dedos. É o teclado do computador, são teclas do Smartfones, as atuais ferramentas utilizadas para se comunicar. 

Mas, seja qual for o caminho, o diálogo ainda é o principal meio para que pais e filhos possam compartilhar soluções de problemas. Mesmo que eles estejam distantes três mil quilômetros, um do outro.

Reproduzo aqui o diálogo entre uma filha e seu pai, que exemplifica bem a importância desse assunto.

Marcela, 20 anos, faz curso de Administração na PUC-SP e seus pais moram em Caruaru. Segue detalhes de mensagens, via celular, entre Marcela e seu pai, que aconteceu essa semana. Vale a pena contemplar esse diálogo e refletir sobre o quanto é importante participar das tomadas de decisões dos filhos.

Atenção: textos transcritos da forma SMS, sem ter passado por correção ortográfica.


1ª Mensagens de Marcela para o pai
- Pai. Não estou me agradando nem um pouco de Administração... Tô pensando em mudar para economia. Pq eu amo economia porém tenho medo pois além de o mercado para Economista ser mais difícil. Tbm tenho muita dificuldade em matemática.

2ª Mensagens de Marcela para o pai
- não sei o q faço.

3ª Mensagens de Marcela para o pai
- Pq apesar de administração ser o curso q mais emprega no Brasil, a média de salário é baixíssima. Enquanto que Economia o mercado de emprego é mais concorrido porém os salários e os planos de carreira são bem mais vantajosos.

4ª Mensagens de Marcela para o pai
Eu tenho interesse em segui carreira acadêmica. Mas com a minha falta de paixão pela área q eu to eu não vou conseguir ser aceita com facilidade nas seleções para mestrado qdo eu terminar meu curso. SE EU TERMINAR...

5ª Mensagens de Marcela para o pai
Desde o início eu nunca gostei das disciplinas-chave do curso. Gostei mesmo de cursar filosofia, sociologia e as disciplinas de economia. As específicas da área de ADM eu estudo me arrastando. É um esforço sobrenatural.

6ª Mensagens de Marcela para o pai
- Eu tenho medo de trocar e me arrepender e tenho medo de continuar em ADM e me arrepender ainda mais.

1ª Mensagens do pai de Marcela, pra ela
- Termine o q começou. ADM é muito valorizado e está sempre na moda.

2ª Mensagens do pai de Marcela, pra ela
- Nada a impede d no futuro adicionar outros cursos p aprimorar o d ADM.

3ª Mensagens do pai de Marcela, pra ela
- ADM paga pouco p quem é auxiliar, mas p gerente ADM o sal é muito atrativo.

4ª Mensagens do pai de Marcela, pra ela
- Portanto coloque paixão na profissão que vc escolheu. Quero vê vc a frente d uma grande empresa. Minha Graça Foster, da Petrobrás.

5ª Mensagens do pai de Marcela, pra ela
- Vc não nasceu p ser calda, nasceu p ser cabeça. Esconda a palavra do Senhor no coração e siga sua carreira profissional com sucesso.

6ª Mensagens do pai de Marcela, pra ela
- Todas as grandes CEOs, q estão a frente das grandes corporações, como a Graça Foster, CEO da Petrobras, fizeram ADM no início da carreira.

7ª Mensagens do pai de Marcela, pra ela
- Vc sabe pq as CEOs das grandes corporações são mulheres? Pq o mundo pertence a vcs. Portanto se imponha no mundo!

8ª Mensagens do pai de Marcela, pra ela
- Cheiro!

Tempo gasto por Marcela no envio das mensagens: 3 minutos. 
Tempo gasto pelo Pai de Marcela no envio das mensagens: 30 minutos.

Ou seja: não dá pra comparar!



Nenhum comentário: