Apoie o blog por meio do PIX, a chave é: emiltox@outlook.com

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

FACEBOOK – Mais de Um Bilhão de usuários no mundo – Você acredita nisso?


Dados!

Esse é um dos produtos mais valorizados no mercado, ultimamente. E o Facebook, é uma das empresas no mundo com maior número de informações disponíveis.

Hoje, se o Mark Zuckerberg quiser, digitando uma única tecla do seu computador, consegue informações decisivas e valiosas sobre o comportamento de grupos de uma localidade qualquer do mundo.

Informações que são do interesse de indústrias de bebidas, cosméticos, vestuário, perfumaria ou de qualquer área. Dados sobre gostos, tendências, procura, desejos, sonhos, projetos, tudo referente ao comportamento e a vida de cada membro do Facebook.

Quando o usuário disponibiliza numa rede social, informações pessoais, íntimas e de consumo, está contribuindo para fortalecer o grau de exatidão dos dados que serão vendidos às empresas, consultorias e analistas de mercados, a preços estratosféricos.

É baseado nessas informações que as marcas irão manter, retirar, criar ou inovar seus produtos, num mercado a cada dia mais competitivo.

Mas, levando em consideração o que vem ocorrendo no Facebook, digamos que esses dados não são 100% corretos. Na verdade, é provável não serem nem 60% confiáveis.

O Facebook é hoje a rede social com maior número de Perfis Fake.  O termo FAKE, como o próprio nome diz em inglês, designa perfis falsos que são criados por pessoas para atingir objetivos escusos.

Muitas pessoas possuem até mais de um FAKE. Há quem tenha vinte, trinta, cinquenta perfis falsos no Facebook. Cada um com um nome e uma cara diferente.

Fica difícil imaginar isso? Mas, a plataforma digital dessas redes sociais, permite que uma mesma pessoa crie vários perfis, utilizando e-mails falsos, nomes falsos, imagens falsas, dados falsos, tudo falso.

Quem sabe não exista na rede um fake com seu nome e até sua foto? Hoje, quem mais se expõe na rede, está suscetível a ser vítima desse pessoal.

Se o Facebook conseguisse excluir os Fake de sua plataforma, Mark Zuckerberg teria uma grande surpresa. Esses mais de Um Bilhão de usuários no mundo diminuiriam consideravelmente.

No Brasil os quase 80 milhões de usuários, cerca de 48% da população brasileira (vejam só que mentira), minguaria para pouco mais de 40 milhões, ou quem sabe, muito menos.

Os usuários utilizam os perfis Fake para atacar, denegrir, ofender, ameaçar, expressar opiniões que geralmente não seriam ditas se eles utilizassem seu perfil verdadeiro.

Engana-se quem acredita ser um comportamento criminoso proveniente da classe mais pobre. Tem muito intelectual afortunado gastando seu tempo em fazer comentários preconceituosos, caluniosos, difamatórios e agressivos no face, se beneficiando do anonimato que um perfil Fake lhe proporciona.

Esse é um dos motivos [quem sabe o principal] que tem levado a saída de vários usuários do Facebook.

A rede social responsável pelo declínio do Orkut, não está conseguindo impedir a debandada de usuários, que estão buscando aldeias mais "seguras".

Outro dia recebi no meu [único] perfil do Face, um pedido de amizade de Marcela Tedeschi. Na mensagem ela dizia: “Entrei na sua página e me identifiquei com suas postagens... Por favor, me aceita como amiga... Estou louquinha pra fazer parte do seu grupo de amizades”.

Detalhe: Marcela Tedeschi, é a esposa do vice-presidente do Brasil, Michel Temer. 

Sabe qual a probabilidade disso ser verdade: ZERO.

Portanto, da próxima vez que você manter contato com algum "amigo" no Face, te liga!  

Outra coisa: a maioria dos teus seguidores, são Fake.

Nenhum comentário: