Apoie o blog por meio do PIX, a chave é: emiltox@outlook.com

terça-feira, 29 de julho de 2025

O "embranquecimento" da pele.

 


Durante muito tempo não entendi a figura do "capitão do mato". Um comportamento que não era apenas maldade, desconhecimento da classe social e da história negra em nosso país e no mundo; havia algo a mais do que a necessidade de se dar bem na vida, entre brancos racistas, mesmo às custas de ser considerado pela sociedade como um ser abjeto, asqueroso e humanamente ridículo. 

Até ter acesso ao pensamento brilhante do sociólogo, advogado, professor universitário, escritor e pesquisador brasileiro, Jessé de Souza, em que ele trata o "embranquecimento da pele", a um "processo social no qual indivíduos, especialmente aqueles de ascendência negra ou mestiça, internalizam valores e comportamentos associados à branquitude, buscando ascensão social e aceitação, mesmo que isso implique em reproduzir preconceitos e desigualdades raciais".

Ou seja, não é uma mudança física, mas psico-comportamental. Negros, como o deputado hélio negrão, se veem como brancos, e assim sendo, são capazes de praticar preconceito e perseguição contra negros.

Não adianta dizer a esse negro que se enxerga como branco, que o ditador americano está taxando o Brasil em 50%, que o governo dele expulsou imigrantes dos EUA, foi desumano com crianças e mulheres; não importa dizer ao hélio negrão nem que o trump participou de orgias sexuais com adolescentes. 

Ele o defenderá, entre outros motivos, por acreditar, inconscientemente, ser branco igual ao diabo-louro.

Coisas que o Sigmund Floyd poderia explicar.


Pelo comportamento, discurso e companhias fica claro e transparente que o hélio "capitão do mato" negrão, NÃO respeita a Constituição e NÃO segue os ensinamentos bíblicos. 👇Apoiar GOLPE contra a Democracia e apoiar lideranças fascistas como trump, netanyahu e o "metido a ditador" prova exatamente isso.


A farsa de "ôme" negro que defende as causas do povo branco.

Nenhum comentário: