Apoie o blog por meio do PIX, a chave é: emiltox@outlook.com

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

FAFICA fecha as portas

 

Recebi agora pouco a notícia, do fim das atividades da FAFICA - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru. E me dei conta do grande abismo que se transformou nosso país. 

Quando se fecha uma instituição de educação, se destrói sonhos e projetos de vida. É a forma mais cruel de se abalar o futuro das próximas gerações. 

A FAFICA faz parte de mim, da minha história e de muitos, milhares de pernambucanos da região agreste. 

Pessoas que enfrentaram, com grandes dificuldades, as intempéries da vida e do tempo, pra conquistar um curso superior. 

O dia ficou muito triste, hoje, ao saber que uma das mais importantes instituições de ensino superior de PE "morreu"! Isso nos causa mais incertezas sobre o Brasil.

Quem mais perde é a comunidade, razão para existência das instituições. A perda para sociedade é imensurável. 

A única certeza imediata, é que  ficamos todos mais pobres de conhecimento.

Isso é terrível para um país, para uma região do país que já sofre com o analfabetismo.  

Mas, os que viveram a FAFICA, esses sim, podem expressar os sentimentos de perda e de dor. 

A mim, de repente, me veio lembranças de um passado que insistirei em não esquecer.  Passou um filme em frente dos olhos, onde a instituição teve um papel fundamental. 

O primeiro palco do meu primeiro curso superior. A luta diária, o suor no rosto, o cansaço e o desafio de me manter firme. 

Um garoto de 22 anos na FAFICA. Que honra!

Durante quatro longos anos, sendo "impregnado" pelo conhecimento de um corpo docente extraordinário.  Eu cada vez mais abnegado da vida pregressa e sendo "esculpido", transformado e preparado para os desafios futuros.

Essa Instituição foi um divisor de águas na minha vida e, certamente, na vida de muitos outros que tiveram a honra de ter seu nome estampado em uma das placas afixadas nas paredes do prédio. 

Um dos lugares onde mais fortaleci meu caráter, exercitei com exaustão a perseverança e provei a mim mesmo algo que já sabia. Que o ensino é tudo na vida do ser humano.

Na FAFICA fiz amigos, docentes e discentes. Amigos para sempre!

Como disse, o dia ficou bem triste hoje com essa perda.

Estamos todos enlutados!

Nenhum comentário: