quarta-feira, 30 de março de 2022

Birra federal

 


Esses extremistas de direita são patéticos!

Humanos adultos que, certamente, foram mal criados pelos pais e se tornaram pessoas adultas malcriadas que quando NÃO conseguem o que querem fazem birra por tudo e com todos. 

"Aimnn(!!!) o Xandão não deixa eu propagar mentiras, xingamentos e ameaças, então eu vou fugir de casa e morar na árvore do quintal da mamãe". 

É tudo igual! 

"Quebradores de placas de rua". 

Criança que não levou umas boas palmadas, quando cresce fica assim feito o "fortão sem cérebro", a louca da janaina paschoal, kim katakokim, zambelli, bia kics, os "adoráveis" filhinhos do presidente e tantos outros extremistas de direita. 

Essa gente, acredite, fica muito pior depois que envelhece. Taí o histórico do olavo de carvalho, alexandre "gracinha"  e bolsonaro que não me deixam mentir.

Interessante é que todos eles se protegem, se defendem e se sensibilizam com as maldades, crimes, patifarias e idiotices que cada um deles pratique. Por mais deplorável e escrachante que seja.

A zambelli, por exemplo, levando travisseirinho para o criminoso contumaz que faz da Câmara um albergue seria engraçadinho se fossem duas criancinhas. Mas, são dois deputados federais que receberam (somados) mais de 100 mil votos.

Já estou vendo os "jornalistas" da jovem "pano" dizendo o quanto o ministro Alexandre de Moraes é cruel. "Como pode a justiça deixar que um deputado federal seja tão humilhado tendo que dormir na Câmara Legislativa?"

O daniel silveira não deveria estar dormindo na Câmara Federal, ele devia estar morando no xilindró. Lá é o lugar pra essa gente! 

Tenho me perguntado, o que esses extremistas de direita estão produzindo de bom para o Brasil e para o povo brasileiro?  

Sinceramente, não sei!

terça-feira, 29 de março de 2022

Marília Arraes é Lula.

 


Marília Arraes saiu do PT e foi para o solidariedade. Aparetemente, sempre existiu uma turma do PT-PE que atrapalhou ou, na melhor das hipóteses, não se engajou nos projetos políticos da Marília. Sai do Partido dos Trabalhadores magoada com o senador Humberto Costa, que se pronunciou sobre esse imbróglio. 👇👇👇

Afinal, foi oferecido a Marília disputar o senado ou ela buscou um pretexto para sair do PT e se candidatar ao governo do estado?

Marília Arraes respondendo o por quê decidiu sair do PT. 👇👇👇 

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=5214467958605358&id=100001266168948

Confesso que não me agrada vê-la no solidariedade e, principalmente, sentada ao lado desse sujeito. Mas, também NÃO me agrada o alckimim como vice do Lula da Silva. E mesmo assim continuo amando e admirando o Lula da Silva do mesmo jeito. Já disse e repito: minha relação partidária se faz por admiração e respeito às pessoas, não ao partido. Até porque tem gente que não presta em todos partidos. Tem vagabundos na igreja, imagina nos partidos políticos!  Conheço a trajetória de luta da Marília Arraes. Ela foi uma das poucas, senão a única, do grupo de Eduardo Campos a ficar do lado da Dilma Rousseff e do Partido dos Trabalhadores, no processo eleitoral de 2014. Não foi fácil pra ela. Afirmo isso porque, por experiência própria, sei que não é fácil remar contra a maré. Ser a única voz contrária entre a maioria. De modo que, permanecendo essa decisão de Marília Arraes até dia 02 de Outubro, em que ela é, incondicionalmente, Lula da Silva, então, eu serei também, de forma absoluta, Marília Arraes. 

Havia dito nas redes sociais dias antes da saída da Marília Arraes do PT:

"Marília Arraes deveria sair candidata ao governo do estado de Pernambuco pelo Partido dos Trabalhadores. Sua ausência no pleito me força (talvez e remotamente) a votar na prefeita de Caruaru, Raquel Lira. Pela primeira vez na vida, surge a grande possibilidade de votar na direita. No psdb 😔. Sempre deixei claro a todos que não sou preso a partidos, embora tenha respeito, admiração e minha luta é pelo PT por acreditar ser o partido com as melhores propostas sociais e econômicas e com maior capacidade de execução.  Mas, antes de qualquer atributo ou projeto partidário, admiro pessoas e a capacidade delas em administrar o bem público. Não simpatizo com o apoio do PT ao grupo do psb que domina o estado hoje. É preciso dar um basta ao processo de poder da viúva. Renovar. Seria bom que fosse a Marília. Caso contrário, a Raquel ou outro candidato oposicionista que não tenha nenhuma ligação, pragmática ou não, com o bolsonarismo. Infelizmente é isso."


quinta-feira, 24 de março de 2022

Os pastores de baal 3

 

O gilmar silva dos santos é presidente da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), e arilton moura, assessor da CGADB.

Só pessoas "ilustres" e "confiáveis" os amigos do jair. Tudo igualzinho ao queiroz e ao capitão adriano. 

Os lobos de baal, pastores vendilhões pediram propina para liberar orçamentos no MEC.

"Sugeriu que eu desse uma oferta para a Igreja, comprasse as bíblias para ajudar na construção da Igreja (...) Seria uma venda casada. Eu teria que comprar essas bíblias, porque ele estava em campanha para arrecadar dinheiro para a construção da igreja", disse um prefeito que foi achacado pelos amigos de bolsonaro.

Priorizar a "divisão dos pães e peixes" aos amigos desses dois pastores de baal "foi um pedido especial do bolsonaro".

Que podridão, malafaia!!!

Os pastores de bolsonaro 👇👇👇



Os pastores de baal 2

 


Antes que a Familícia bolsonaro diga que não conhece os pastores de baal, o gilmar silva dos santos e o arilton moura, os salvadores de barras de ouro, os caras que foram escolhidos para fazer a "divisão dos pães e peixes" do MEC somente para os amigos, que foram escolhidos por "um pedido especial do bolsonaro", vendilhões, propineiros, anticristãos, lobos e hienas que vivem entre as ovelhas, mercenários vagabundos(!!!!!!!), antes que o flávio bolsonaro e toda Familícia diga "NÃO" conhecer essa quadrilha de "ômes de bem, patriotas, defensores da família e..." 😡😡😡 Taí o vídeo 👇👇👇 para provar o contrário. 

Sempre disse: quem é verdadeiramente cristão NÃO apoia, NÃO vota e nem segue bolsonaro.

Quem acredita que Jesus Cristo, o dono de tudo, precisa que os pastores de bolsonaro roubem dinheiro público para construir igrejas? 

Hemmm, crentes?!!

Os pastores de baal 1

 


Lembrei-me desse vídeo publicado mês passado. 👇👇👇

Aos poucos as coisas começam a se encaixarem. Tudo leva a crer que não era só o MEC que tinha a prática exclusivista da "divisão dos pães e peixes" aos chamados amigos do presidente bolsonaro. O bando de mercenários de baal, os que se diziam honestíssimos somente por serem "pastores", estão sendo desmascarados. Mas, na verdade, o bando de lobos, cobras e hienas, que vivem entre as ovelhas, nunca enganaram a todos. Vendilhões escarnecedores! Salvadores de ouros e não de almas é o que esses malditos são.  

Traz à tona a verdade, Senhor! 

Desmascara esses filhos de baal!

quarta-feira, 23 de março de 2022

A jovem "pano", fascista, NÃO engana mesmo!

 



Nos chega a notícia que a jovem "pano" irá "recontratar" o radical conservador adrilles jorge. 

Como se ele tivesse sido demitido.

Falamos na época sobre a armação da empresa de comunicação, um antro de fascista, sobre o caso da saudação nazista festa pelo adrilles. 👇👇👇

http://emiltonx.blogspot.com/2022/02/a-jovem-pano-fascista-nao-engana.html?m=1

Bingo!

Não é preciso ter bola de cristal ou ser um "especialista da comunicação" para entender os passos dessa turma. 

Os extremistas de direita se protegem mutuamente. Existe uma reciprocidade no apoio aos crimes, ataques, ameaças, propagação de fake news e desinformação, cometidos por eles. 

Aos pseudos "especialistas" da extremíssima de direita, não existe a coerência moral, o respeito às normas e regras impostas a todos nós. Eles observam o mundo com as leis imaginadas e adotadas por eles próprios. 

Por que respeitar o STF? Pensam eles, por exemplo. Qual o problema de realizar gestos nazistas? Por que mandar um ministro do supremo tribunal federal TNC é errado? Quem disse que fazer campanha contra a vacinação é um ato criminoso? 

Eles não pensam e não agem dentro do ordenamento jurídico e social.

Tava na cara, portanto, que a empresa fascista N°1 do Brasil estava mentindo sobre a "demissão" do adrilles, simplesmentec porque a MENTIRA é um instrumento usado por todos eles para manipular e alienar um público que só acredita em mentiras.

A MENTIRA é o lastro de sustentação dos extremistas de direita. É o que mantém viva e atuante toda a organização criminosa. 

E depois, é o governo bolsonaro quem paga o salário dessa turma da jovem "pano", via secom. 

Na verdade, indiretamente, somos nós que pagamos.  

A Familícia, NÃO iria deixar o adrilles impedido de fazer campanha pro-bolsonaro.

Dizíamos que a jovem "pano" NÃO deixaria o adrilles de fora do processo eleitoral de 2022 e que talvez até mesmo o monark seria contratado.

Até outubro ainda estará  valendo a aposta. 

O "leproso"

 


De repente, todos querem distância do ministro da educação, milton ribeiro. 

Passou a ser "persona non grata".

Pastores "de deus", a bancada evangélica do Congresso, políticos-pastores de câmaras municipais e estaduais, os principais entusiastas da escolha do milton ribeiro à frente do MEC, como o malafaia, todos(!), agora, querendo-o longe, bem longe.

Antes de estourar o escândalo do BOLSOLÃO do MEC, o ministro merecia "tapinhas nas costas" e visitas agendadas ou não, em seu gabinete. Hoje está posto no abandono. 

O malafaia, o mais sujo entre os engadores "religiosos", usou frase atribuída a César para impor ao ministro a responsabilidade de limpar a barra dos falsos eclesiásticos envolvidos nessa sujeira toda. 

“Não basta parecer honesto, é preciso provar que é honesto”

Uma frase que dita por malafaia soa como uma piada. O cara não faz e nem cumpri aquilo que ele exige que outros façam e cumpram. Um hipócrita miserável é o malafaia. 

Já a bancada evangélica quer explicações do ministro em 24 horas. Como se alguns deles não soubessem e nem fizessem parte do esquema. 

O mais importante disso tudo é que priorizar as verbas do MEC em dois pastores amigos e da confiança do Presidente da República do Brasil, "foi um pedido especial do bolsonaro".

Claro que o ministro e os "ômes de deus" do governo irão negar. 

Mais um pecado da MENTIRA escrito no livro da vida de cada um deles.

Deus, no momento oportuno, certamente, irá cobrar. 

Quanto à justiça terrena?

A César o que é de César

 


Essa frase, que tem o sentido claro, dita por Jesus Cristo, com objetivo de alertar os homens de Deus, entre outras coisas, a manter distância dos governantes e governos, ao longo dos anos tomou sentido contrário, principalmente entre os pastores e padres no Brasil. 

Embora ela signifique, claramente, "cada coisa no seu devido lugar", no Brasil, pastores nem sequer querem pagar os impostos dos seus imóveis. Vivem a bater porta dos "imperadores de César" vendendo apoio político em busca de verbas.

Fico imaginando na época de Jesus Cristo, os pastores das igrejas do malafaia, macedo, valdomiro, rr soares, cláudio duarte, magno malta, feliciano e tantos outros falsos líderes "religiosos", falsos cristãos, adoradores do deus baal e exímios apoiadores de bolsonaro, pastores ligados a essa corja de enganadores, em fila no Palácio de Roma para buscar da mão de um ministro de César, a verba para a igreja. 

As relações  promíscuas entre política e sacerdócio nos mostram que "igrejas" hoje são erguidas graças ao conluio, à malversação e cretinice  de pastores milionários e políticos vagabundos.

Se até pouco tempo havia dúvidas, depois que divulgaram que pastores organizavam a fila para a liberação de recursos do MEC para ser usado sabe-se Deus onde, definitivamente NÃO dá mais para confiar em pastores ou padres que entram para a política. 

Principalmente esses que defendem com unhas e dentes políticos anticristãos, que apoiam armar o povo, que usam a mentira e a ameaça como plataforma de governo  e têm como heróis, torturadores.

Esses vendem, literalmente, a alma para satanás.

Observem o ministro milton ribeiro, por exemplo: rostinho de bom moço, "honestíssimo porque é pastor", mas, na verdade, é o que se pode chamar de "sepulcro caiado". 

Satanás deve estar dando altas gargalhadas no inferno por mostrar seu poder sobre esses falsos cristãos. 

Os "malafaias", é como eu chamo esses tipos de pastores "de deus", estão vendendo tudo a César. A dignidade, o respeito, o ministério, a obra, a própria alma.

Por uma barra de ouro.

Política X Sacerdócio

 


bolsonaro disse, ao ministro da educação, para beneficiar somente os amigos dos pastores gilmar silva dos santos e arilton moura. 

Quem não for amigo de um dos dois pastores "de deus", se ferrou!

Se for amigo de Jesus(!), por exemplo, está fora da "panelinha" do MEC, simplesmente porque Jesus Cristo não está nesse negócio aí, irmãos(!), mas não está mesmo!

Isso aí é obra do maligno. 

É de satanás, viu ministro milton ribeiro?!!!

Beneficiar alguém ou determinado grupo é prevaricar, cometer crime de responsabilidade, improbidade administrativa ou tráfico de influência.

É criminoso, imoral e fere os ensinamentos cristãos!!!

Imagina Jesus Cristo dividindo os pães e peixes e deixando bem claro para aquela multidão: óhhh(!!), vou logo avisando aí, hemmm!!! Só vai comer quem for amigo dos pastores gilmar silva dos santos e arilton moura. 

O que essas pessoas estão fazendo contra a nação pode até passar despercebido, afinal, está tudo dominado por milícias, paus-mandados e falsos cristãos, mas, o que eles estão fazendo contra Deus?

O que esses falsos cristãos, filhos de baal estão fazendo de criminoso e imoral "em nome de Deus"? 

Queimarão todos eles no fogo do inferno. 

É vergonhoso enxergar o ministro milton ribeiro agir como uma cafetina. Isso(!), uma alcoviteira do governo bolsonaro distribuindo privilégios a dois pastores e a quem eles indicarem.

Triste momento da história do Brasil.

segunda-feira, 21 de março de 2022

No caminho dos "ômes de bem" apareceu o Moraes

 


O presidente bolsonaro ficou furioso com o bloqueio do telegram. Outro que também não gostou, foi o carluxo. Tá "cuspindo fogo" com a decisão do ministro Alexandre de Moraes. O allan dos santos também mostrou seu descontentamento com a decisão. 

Todos eles querem ter a liberdade de continuar a cometer crimes no "talibam"  digo(!) telegram, sem serem importunados por quem quer que seja.

Adotaram no telegram o sistema das milícias do Rio de Janeiro. Os "donos" da comunidade cometem todo tipo de crimes nos morros e nas favelas dominadas por eles, os milicianos, sem que nenhuma autoridade tenha coragem de intervir. Só eles vendem, ao preço deles, o wi-fi, gás de cozinha, "gato" de energia, entre outras coisas. Dão "proteção", "resolvem" conflitos e "proporcionam a paz" na comunidade.

Era essa terra sem lei, onde gente como allan dos santos reinava no telegram Brasil, divulgando fake news, desinformação, ameaças e muita boçalidade.  Mas aí(!), no caminho deles, tinha o Moraes.

Ainda bem!

A partir de agora, o telegram respeitará normas impostas pela justiça brasileira e adotará mecanismo de controle contra fake news e desinformação de assuntos específicos.  

Ou seja, agora as pessoas devem "pensar duas vezes", antes de continuar a cometer crimes no telegran. Viu, allan dos santos?!! Até porque, as fake news  e desinformações propagadas pelos "bolsonaros" serão barradas. 

Não sei quem pode, em sã consciência, ser contra isso.

Mas, o que leva "ômes de bem", "patriotas" e "defensores da família", defender plataformas como o telegram onde se comete todo tipo de crimes?

Abre os olhos, gado!

domingo, 20 de março de 2022

Moraes X telegram

 

O ministro Alexandre de Moraes revogou o bloqueio do telegram.

E claro(!), o gado bolsonarista está na rede propagando a "vitória do governo bolsonaro" que usou a AGU para interpor recurso contra essa medida do STF que "fere a liberdade de expressão e configura como censura contra uma empresa de comunicação".

Outros criam "estórias" afirmando que o Moraes ficou com medo, que ele não suportou a pressão dos liberais conservadores e a revogação sinaliza a vitória de bolsonaro na eleição de outubro.

É muita doideira desse povo.

Gente(!), o ministro do STF, Alexandre de Moraes, revogou o bloqueio porque o telegram corrigiu as determinações solicitadas pela justiça brasileira. 

Uma vez resolvida as pendências, não há porque manter o bloqueio. Cumpriu-se o que foi determinado e sendo assim, o telegram continua ativo desde que mantenha o que foi exigido pela justiça do Brasil.

Com isso, NÃO só  bolsonaro, mas, os demais candidatos, têm o direito de usarem todas as mídias nas suas campanhas, inclusive o telegram. O que ele, bolsonaro, e os demais candidatos NÃO podem é propagar fake news, ameaças ou qualquer material que configure crime eleitoral ou desinformação. 

Se as regras formuladas pela justiça brasileira e adotadas pelo telegram e demais empresas de mídias forem realmente executadas, será uma vitória do processo eleitoral. Que deve ser o mais limpo, legal e transparente possível. 

Não tem porque acreditar que a exigência da aplicação de normas e regras por parte das mídias, resulte  em vantagens para esse ou aquele candidato.

Parabéns ao ministro Moraes que determinou o bloqueio por razões certas e revogou após o telegram solucionar as falhas.


P.S. o uso da AGU pelo governo federal na defesa do telegram, uma empresa privada, é algo inaceitável.

sexta-feira, 18 de março de 2022

O governo da farsa

 


Se existe uma palavra que define bem o governo bolsonaro é a palavra MENTIRA. 

Chega ser repugnante ter que conviver no Brasil com este governo. Tudo que envolve os bolsonaros está, de alguma forma, ligado a mentira. Tem sido assim desde a campanha eleitoral de 2018. Os caras não cansam e nem se envergonham de criar e propagar tantas mentiras.

Esse cocar gigante na cabeça do presidente, ele recebendo medalha de "mérito indigenista", isso é uma afronta a história de luta dos índios desse país, onde bolsonaro sempre esteve do lado daqueles que querem dizimar etnias indígenas.

A Transposição do São Francisco é outra história contada com mentiras pelo governo bolsonaro. Não é sequer responsável por 10% da obra e mesmo assim propaga que é o "pai" da transposição das águas  do velho Chico. "Foi o governo bolsonaro quem levou água ao povo do Nordeste". Como se bolsonaro se importasse conosco. Um homem que em 30 anos no legislativo, nada ou muito pouco fez pelo seu povo do Rio de Janeiro. Imagina pelos nordestinos!

A questão dos altos custos dos combustíveis é outra linha de ação mentirosa do governo bolsonaro. Vive a encontrar culpados e cinicamente esconde a desastrosa política econômica do seu governo que tem aumentado, de forma significativa, a desigualdade social e a fome em nosso país.

Mentiu todo o tempo na pandemia. Desde a omissão de dados até a produção, por meio das forças armadas, de medicação sem eficácia comprovada para o combate ao vírus.

Agora mesmo mente sobre a distribuição de dinheiro ao trabalhador. 

Durante três anos foi incompetente na criação de projetos de desenvolvimento e crescimento econômico. Usou verba pública sabe-se lá pra quê e onde. Gastou dinheiro "a rodo" com motociatas, férias, viagens improdutivas, fabricação de cloroquina e principalmente com o tal orçamento secreto. Agora usa o dinheiro do próprio trabalhador para pagar PIS que deixou de pagar nos anos anteriores, libera parcelas do FGTS, antecipa 13° de aposentados, cria programa de microcrédito e ampliação de empréstimos consignados, tudo no desespero de tentar aquecer a economia no ano eleitoral. Mas, faz isso como se fosse um "Projeto de Governo". Faz com dinheiro do próprio trabalhador sem que ele, o governo, tenha criado mecanismos de melhorias sociais e econômicas nenhuma.

O bolsonaro e seu governo deveriam ser, na verdade,  depreciados com a medalha do demérito, com o presidente ganhando o troféu do mais vil mentiroso desse país. 

Ontem apoiadores, hoje anti bolsonaro

 


Me lembro bem em quem votei nas últimas eleições. Neles, não voto mais”.

Afirmou o ex-porta-voz da Presidência de bolsonaro, o general Otávio do Rêgo Barros.

Imagina quantos votos anti-bolsonaro um cara desses produzirá nessa eleição. 

Alguém que estava lá desde o início, que participou desse projeto contra o Brasil e contra o povo brasileiro, e que agora diz NÃO(!) a bolsonaro e a toda sua turma.

Não interessa em quem ele votará dessa vez. Aliás isso é o menos importante. O que realmente interessa é que ele NÃO votará no atual presidente. 

O anti-bolsonarismo precisa ser bem explorado nessa eleição. Quanto mais os ex-apoiadores desiludidos por bolsonaro aparecerem, maiores serão as chances do Lula da Silva vencer no 1°turno. 

Que outros ex-correligionarios do bolsonaro sigam o mesmo exemplo.

Em 02 de Outubro não cometam o mesmo erro.

#NÃOdigite22

terça-feira, 15 de março de 2022

Isso é parte do programa de governo de bolsonaro e guedes

 



Num dia, bolsonaro afirma que o "Brasil tem a gasolina mais barata do mundo". No outro diz ser "impagável o preço dos combustíveis em nosso país". 

O presidente chega a dar um nó na cabeça de seus seguidores. Ontem partiram para propagar que o preço dos combustíveis estava dentro do padrão mundial, mesmo diante de dados comprovando o contrário,  que a política de preços dos combustíveis no Brasil é na verdade, criminosa. 

Aí hoje os caras estão querendo a cabeça do general presidente da Petrobrás. Juntamente com bolsonaro, o gado bolsonarista encontrou um novo culpado pelos aumentos dolarizados dos combustíveis. 

Tudo indica que por enquanto culpar os governadores dos estados, o ICMS, os governos de Lula da Silva e Dilma Rousseff pelos absurdos aumentos da Petrobrás, vai ficar em stand by. Agora é culpar a diretoria da empresa. Possívelmente toda ela composta por homens de confiança de bolsonaro.

O "bode expiatório" da vez é o presidente da Petrobrás, general joaquim silva e luna. O cara que está ganhando, juntamente com toda a diretoria da Petrobrás, bônus milionários dos acionistas da petrolífera "brasileira", por gerar lucros extraordinários para cada um deles. 

Isso nos faz perceber que nos tempos atuais, a razão da existência da Petrobras pode ser dividida em duas vertentes:

1- produzir lucros cada vez maiores para um punhado de acionistas, a maioria deles estrangeiros. 

2 - contribuir, por meio de sua política de preços, no aumento exponencial da desigualdade social  e da fome no Brasil. 

Portanto, não  se enganem com esse discurso de bolsonaro e guedes. Porque o que está acontecendo no Brasil é mais que missão "estratégica" da Petrobrás. É na verdade um programa de governo.

O programa de governo de bolsonaro e guedes.

O petróleo "NÃO" é nosso 3

 


Foi uma escolha "difici" num foi meu "fi". 

De um lado "6s" tinham um professor e do outro um pacote de MERDA. 

E "mermo" sabendo disso "6s" escolheram votar no pacote de MERDA. 

"Porque queriam mudar, nera meu fi". 

Querer mudança votando num pacote de MERDA?

Só podia dar nisso, meu "fi". 

👉👌



O petróleo "NÃO" é nosso 2

 


Durante o governo da Dilma Rousseff, a mídia criticava e induzia a parcela alienada e cheia de ódio da direita brasileira, com o discurso "dos prejuízos para o país causados pela política de aumento zero nos combustíveis".

O vídeo abaixo 👇👇 mostra uma miriam leitão, na época, se esforçando para explicar as razões do grupo "grobu" não aceitar a falta de aumentos dos combustíveis. 

É risível!!!

Criaram a lava jato com objetivos claros de acabar, entre outras coisas, com a importância da Petrobrás na manutenção e preservação da economia da nossa sociedade. 

Afinal, uma das empresas brasileiras que mais responsabilidade tinha pelo balizamento do bem estar econômico e social do nosso país, precisava ser tomada do Brasil.  

Ainda mais depois do pré-sal. 

Mais ainda depois daquela história de 70% dos lucros do pré-sal ser usado para saúde e os 30% restante para garantir uma educação de excelência  para as próximas gerações. 

"Havia muito roubo na empresa nos tempos dos governos do PT", dizem eles. Nesse país, roubo, propina, conchavos, "favores" existem em toda parte. 

Condenassem os culpados e preservassem a empresa e sua importância para o país. 

A verdade dos dados da empresa mostra que foram nos anos do PT que a Petrobrás mais cresceu, ampliou, modernizou e diversificou seu parque fabril. Usinas de fertilizantes, postos de gasolina, refinarias, plataformas petrolíferas, navios de petróleo e tudo mais que se possa imaginar. 



O petróleo "NÃO" é nosso 1

 

Numa reportagem antiga da revista veja se lia que, "a Petrobrás deixou de ganhar 100 bilhões devido a política do governo Dilma Rousseff de não aumentar os preços dos combustíveis". 

Essa semana, as mídias noticiaram que mais de 100 BILHÕES de lucros da Petrobrás serão entregues aos acionistas.

Entendeu ou preciso desenhar?

Ou todos nós, o povo brasileiro, lucramos com a Petrobras, ou apenas um punhado de acionistas milionários, a maioria estrangeiros, é que terão os lucros dessa "vaca leiteira" ou "galinha dos ovos de ouro" que a direita brasileira sempre teve o sonho de entregar as multinacionais petroleiras.

Enquanto a política de preços da Petrobrás nos governos Lula da Silva e Dilma Rousseff era voltada para benefício de todos os brasileiros, após o golpe e principalmente agora no governo bolsonaro, a política dos preços dos combustíveis atende aos interesses do Sr. Mercado. Onde poucos levam todo o lucro.

Pra terminar, vem a notícia que o general presidente da Petrobras, joaquim da silva e luna, juntamente com toda diretoria bolsonarista da empresa, vai ganhar um bônus milionário dos acionistas da petrolífera "brasileira", pela performance na gerência da "estatal".

Ou seja: ganha-se prêmios milionários no Brasil por aumentar a desigualdade social e a fome do nosso povo.

É isso!

domingo, 13 de março de 2022

Frei Sérgio Gorgen

 


Hoje tive a graça de receber um convite de amizade do Frei Sérgio Gorgen. Na verdade não foi ele quem me descobriu.  O ano passado fiquei entusiasmado com o texto abaixo escrito pelo Frei. Fiz comentários sobre essa Obra Prima que é na verdade um tapa na cara dos falsos cristãos desse país. Hoje, me surpreendo com esse Grande Homem de Deus me solicitando amizade. Queria eu poder ter no meu grupo de amigos uns 100 com a  mesma humildade, carisma, sabedoria e ainda Comunista como  o Frei Sérgio Gorgen. 

Aqueles que mais têm minha admiração, todos ou a maioria deles são ou foram comunistas. Dom Helder Câmara, Antônio Conselheiro, Virgulino Lampião, Jango, Brizola, Arraes, Padre Júlio Lancelot, Papa Francisco, Olga Benário, Fidel, Che Guevara, Flávio Dino, Paulo Freire, Dilma Rousseff... e Luís Inácio Lula da Silva. 

Como não admirar e ser Amigo do Frei Sérgio Gorgen?

Vamos ao texto 👇👇

Padres comunistas (por Frei Sérgio Antônio Görgen)

Nos idos dos anos 80 do século passado fui muitas vezes achacado com esta consigna “padre comunista”.

Mais recentemente fui batizado de “frei melancia”. Diz que é “ecologista”, mas é mesmo “comunista”: verde por fora, vermelho por dentro. 

Nos mesmos idos de 80 recebi duas cartas ameaçadoras do CCC – Comando de Caça aos Comunistas. Ameaçavam me esfolar e até eliminar caso não me convertesse ao que achavam ser o “verdadeiro” cristianismo. Nunca me tiraram um único minuto de sono. 

Não pensei que este besteirol um dia voltasse. Pois não é que voltou! Qualquer frase solta que fale em libertação, defesa de direitos, anti-fascismo, sociedade solidária, já vem a pecha: padre comunista.

Embora vivendo a vocação de simples frade, consagrado e não ordenado, pelo fato de estar há muitos anos com “sem terra”, camponeses, pequenos agricultores, indígenas, quilombolas, pescadores, defendendo suas causas e lutando por distribuição de terras e rendas, estou no rol dos ditos cujos e, inclusive, me promovem a “padre”.

Nem hoje me tiram o sono. Sei a fé que abracei.

Mas me imaginei num tribunal inquisidor formado por católicos tradicionais, rançosos e raivosos, enfeitiçados pelo bolsonarismo, convencidos até à medula da autenticidade pura e única de sua religião medieval pintada de nova com o uso das modernas redes sociais. 

Para evitar ser crucificado com esta acusação no tribunal das novas mídias pensei numa fortificada linha de defesa: vou me ancorar na Bíblia. 

Aí comecei a perceber que minha defesa tem vários furos e fiquei com medo de ser, mesmo com tão poderosa defesa, condenado. 

Então resolvi tomar uma providencial providência: vou rasgar da Bíblia os textos que podem me condenar. 

Comecei rasgando os 4 primeiros capítulos dos Atos dos Apóstolos. Aquelas partes que dizem que “os cristãos tinham tudo em comum e não havia necessitados entre eles” e “vendiam os seus bens e colocavam o valor aos pés dos apóstolos” para repartir com os necessitados, poderiam me condenar. E ainda o apóstolo Pedro dizendo que “Deus não faz distinção de pessoas” … Nossa! Comunismo puro. 

Depois arranquei a Carta de Tiago inteira. Aquela mania de São Tiago em dizer que “a fé sem obras é morta” e que “ricos, vossa riqueza apodreceu” e “os gritos dos ceifadores de quem vocês tiraram o salário chegaram aos ouvidos de Deus”. Preocupante. Inútil para minha defesa. 

Depois comecei a dar uma repassada nos Evangelhos. Fiquei preocupadíssimo com o Cântico de Maria, no Evangelho de Lucas. Nossa Senhora rezando que Deus “vai derrubar os poderosos de seus tronos e exaltar os humildes, saciar os famintos e despedir os ricos de mãos vazias”. PelamordeDeus. Rasguei na hora. Além de me condenar, poderia atrapalhar muitos inescrupulosos que usam as devoções marianas do povo simples para ajuntar dinheiro e falar mal do Papa Francisco e da Igreja comprometida com os pobres, em nome de Nossa Senhora. 

Rasguei também a parábola do rico comilão e do pobre Lázaro. Rasguei e queimei, para não deixar vestígios, a passagem dos trabalhadores desempregados na praça que receberam o mesmo valor dos contratados mais cedo, pois podem interpretar “de cada um conforme sua capacidade e a cada um conforme sua necessidade”; também aquelas em que Jesus distribui pães e peixes às multidões famintas; eliminei todas onde Ele convida doentes, coxos, mendigos, pobres, abandonados para o banquete do Reino para o qual os “bem de vida”, convidados, recusaram; destruí várias em que Jesus diz “vai, vende o que tens, dá aos pobres e depois vem e segue-me”; aquelas do camelo passando pelo buraco da agulha antes de ricaços aceitarem o Reino de Deus… Credo. Comunismo puro na mente desta gente cega de ódio.

Arranquei também o Pai Nosso. Vai que atentem que o Mestre ensinou a orar pela vinda do Reino e pelo cumprimento de Sua vontade “assim na terra como no céu”. Esta coisa do Reino na terra, aqui neste mundo, não, não, não. “O meu Reino não é deste mundo”. Esta é a interpretação correta. Reino também neste mundo, é Teologia da Libertação. E TdL é comunismo. E depois aquela parte de pedir “o pão nosso de cada dia”, nem pensar. Comida para todos é coisa de comunista. Para evitar problemas, rasguei. 

A expulsão dos vendilhões do templo, eliminei nos quatro Evangelhos. Credo. Uma da poucas vezes que o Mestre enraiveceu foi quando viu comércio com a fé do povo. Risco grande de Ele também ser classificado como comunista. Proibir arrancar dinheiro do povo em troca de bençãos, curas, preces e graças, comunismo puro.

Aquela parábola do Samaritano fazendo o que sacerdotes e pastores deviam fazer e não fizeram, acolhendo e cuidando do pobre jogado à beira da estrada, fiquei mesmo em dúvida. Porque caridade assistencial, pode. O que não pode é perguntar: quem o assaltou? quem o roubou? Talvez por isto os servos do templo preferiram passar ao largo. Aproximar-se dos pobres pode levar a compromissos mais profundos. Droga. Já estou com argumentação comunista para a mente poluída dos que me acusam. Sem riscos. O Evangelho de Lucas não terá mais esta parábola quando o apresentar em minha defesa. 

Rasguei também as Bem Aventuranças e as mal aventuranças de Lucas. “Bem aventurados vós os pobres”, “Malditos vocês ricos”, doideira, luta de classes, marxismo, vade retro, satanás. “Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça”, de Mateus, excluí também.  Olhei melhor e excluí também, em Mateus, a bem aventurança da paz, pois agora são tempos de armas e cruzadas contra os inimigos e hereges. Falar de paz contraria o novo “messias” da metralhadora no lugar do feijão. 

Bah. E aquele texto em que Jesus afirma “vós TODOS” sois irmãos”. Vai que neste TODOS imaginem que estejam “sem terra”, negros, índios, LGBTQI+, “sem teto”, migrantes, moradores de rua, “todos estes que não prestam”… Meus IRMÃOS, estes? Nem a peso de ouro. Comunismo. Página rasgada. 

E aquela cena de lavar os pés dos discípulos e dizer: “os grandes da terra dominam com tirania, entre vocês não seja assim”. Quebra de hierarquia social. Sem dúvida, comunismo. Decidi não correr risco e página no fogo.  

Tomei algumas precauções a mais: eliminei a passagem de João em que uma mulher surpreendida em adultério ia ser apedrejada e Jesus não deixou. Vão pensar que defendo pessoas de “má vida”. Além do mais, poderia perguntar: por que o homem adúltero estava livre das pedradas? Esta mania de fazer perguntas que levem a pensar é coisa de Paulo Freire, um comunista-mor.

Eliminei também aquela em que Marta pediu que Maria voltasse para a cozinha e Jesus garantiu o direito de as mulheres participarem do mesmo círculo que os homens em pé de igualdade. As mulheres podem querer exigir demais baseadas nisto. Risco eliminado. Feminismo é fruto do comunismo, e ponto final.

 Aí passei a me preocupar com o Antigo Testamento. Rasguei o profeta Isaias inteiro. Muito perigoso. Depois Amós. Eliminei Oseias. Retirei Miqueias. Muito contra a exploração e a favor dos injustiçados. E ainda Esdras e Neemias assembleistas e distributivistas demais. Não me ajudarão na defesa. 

Minha Bíblia estava ficando pequena, mas, paciência, eu precisava salvar meu couro da sanha anticomunista. 

Aí passei a me preocupar com o Êxodo. Organizar escravos, enfrentar governantes tiranos, acampar em deserto e conquistar terra prometida, e Deus apoiando, credoemcruz, isto é MST na veia, comunismo da gema. Eliminei o livro inteiro. 

Mas aí lembrei também de Levítico e Deuteronômio. Aquelas leis para garantir justiça, estabelecer ano sabático para devolver terras, e ainda dizer “que entre vós não existam pobres”… Perigoso demais. Dois livros a menos.

Aí cansei. A Bíblia já estava miudinha. Preservei os textos de Salomão cobrando impostos pesados ao povo, vivendo no luxo, com 700 esposas oficiais e mais 300 concubinas. Este sim, garanto que não tem nada de comunista. Façamos templos e altares a Salomão.

Até pensei em argumentar que os primeiros defensores modernos de uma sociedade de iguais, embora utópica, foram dois pensadores cristãos: Morus e Campanela.

Também pensei em fazer distinção entre socialismo e comunismo, para que, pelo menos, se saiba do que se está falando quando se multiplicam falas superficiais por aí afora sobre o tema. E que o socialismo, como movimento histórico, despido de ateísmo e totalitarismo, recebeu abertura para engajamento cristão na encíclica Octogésima Adveniens do Papa São Paulo VI. 

Mas acho que diante de tanta pequenez intelectual e tanto fanatismo cego, de pouco adiantará. 

Talvez nem minha diminuta Bíblia rasgada e purificada me sirva de defesa.

Mesmo assim continuarei frade engajado nas lutas sociais em defesa dos desprotegidos, excluídos e explorados, anti-capitalista, socialista e seguidor de Jesus de Nazaré, o Cristo Crucificado e Ressuscitado.

Melhor ser acusado de comunista do que ser, de fato, alienado, omisso, em má consciência com a fé que professo. 

Me chamem do que quiserem e me ataquem como quiserem. 

Mas, por preferência, gostei mais de ser chamado de “frei melancia”: aquele suco vermelho é muito doce.  

Frei Franciscano, militante do MPA, autor de “Em Prece com os Evangelhos”

R$: 2,47

 


Esse foi o valor "esquecido" que terei direito a requerer junto a minha agência bancária, referente ao Programa Valores  a Receber, do Banco Central do Brasil, um órgão do governo federal.

R$: 2,47

Na verdade "uma pequena fortuna" comparado aos "valores a receber" de outros milhares de brasileiros. Pessoas que terão suas vidas mudadas, depois que foram surpreendidas com o Banco Central do Brasil informando que elas têm R$: 0,02, R$: 0,07, R$: 0,56 

Uma vergonha! 

Palhaçada!

O governo miliciano do bolsonaro usando o Banco Central do Brasil, instituição séria, importante e respeitada, para SACANEAR os brasileiros. 

Abusaram do poder que eles têm de enganar para fazer com que uma grande massa de brasileiros se cadastrassem no GOV.BR e tinha que ser conta prata ou ouro. Assim, eles terão o máximo de informações nossas em seus bancos de dados. 

A questão é: por quê(?) e para quê?

O que o Banco Central do Brasil fez, ou melhor(!), o que os bolsonaristas que estão no Banco Central do Brasil fizeram, se compara aos métodos usados pelas milícias do Rio de Janeiro.

"São R$: 8 BILHÕES que os brasileiros esqueceram nos bancos!!" Diz a chamada nas mídias, levando o povo a sonhar para depois se frustrar. Um dinheiro que seria melhor ter sido usado pelo Banco Central do Brasil  em doações a instituições de caridade. 

Mas, não é desse governo fazer caridade. 

E sim zombar, mentir e enganar o povo.


sexta-feira, 11 de março de 2022

Lula disse - 10/03/2022

 


"Minha candidatura é um movimento para reconstruir a democracia e a economia..

Temos que ter uma preocupação, que é a reconstrução do Brasil. O país está numa situação muito difícil, eu diria até desesperadora. E pretendemos construir um movimento. 

A minha candidatura não é a candidatura de um partido político, é a candidatura de um movimento, para reconstruir a democracia brasileira, para reconstruir a economia brasileira, para voltar a sonhar com o crescimento econômico e com a distribuição de renda. 

Vamos construir em torno dessa perspectiva um movimento muito grande, que vai envolver muita gente da sociedade, gente de partido, gente de fora de partido, para que a gente possa garantir que o povo brasileiro volte a ser feliz outra vez.

Mais importante do que ganhar as eleições, é ter certeza das dificuldades: você tem que reconstruir um país que tem uma inflação de dois dígitos, um país que tem milhões de desempregados, uma país que 19 milhões de pessoas passando fome, mais 116 milhões com algum problema de insegurança alimentar

Se eu voltar a ser presidente da República, a primeira coisa que eu quero fazer é uma reunião com os 27 governadores dos estados, independente do partido, para a gente decidir quais as obras de infraestrutura mais necessária em cada estado, levando em conta a questão da educação, da saúde e da segurança pública.

O respeito institucional é uma coisa necessária para que a gente possa viver democraticamente de forma sadia. 

Eu aprendi com a minha mãe que respeito é bom, eu gosto de dar e gosto de receber e será assim, se eu voltar a governar este país. 

O que conta, na verdade, é o interesse da sociedade e não o interesse de alguém que tem um mandato.

Este país precisa de gente que goste do povo, de gente que faça o país crescer, que faça a distribuição da riqueza, que construa coisas para a sociedade e junto com a sociedade. 

Portanto, não pensem que, se eu voltar a ser presidente, acabou a tarefa de vocês. 

Pensem bem, porque se me elegerem, vão ter que começar a trabalhar para construir a democracia e o mundo que todos nós sonhamos.

A tarefa de reconstruir este país não é de um partido, muito menos de um presidente. A tarefa de reconstruir este país é uma tarefa da sociedade brasileira.

Vocês precisam saber que se eu voltar a ser presidente, vocês vão ter que governar junto, vocês vão ter que participar das decisões públicas porque eu não acredito que tenha nenhum ser humano capaz de sozinho fazer as coisas. 

Este país tem que ser reconstruído, temos que pegar cada coisa que foi destruída e reconstruir. 

A luta não será fácil, não existe essa de já ganhou. Eleição a gente só sabe o resultado depois da operação."

(Lula - 10/03/2022)

#Lula13❤👍👊

#SomosTodosLula❤❤

terça-feira, 8 de março de 2022

Às mulheres

 

Hoje teria muito a falar sobre as mulheres, mais precisamente sobre o calvário que muitas delas têm enfrentado nos dias de hoje para ter direitos básicos, como direito a viver e escolher o que fazer do seu corpo e da sua vida.

Mas, lembrei de três publicações que cairiam bem no dia se hoje. 

Primeiro, o texto escrito no blog em 08/03/2019. Acho que ele será sempre oportuno para homenagear esses seres humanos tão perfeitos que trazem à luz, a vida. 👇👇

http://emiltonx.blogspot.com/2019/03/parabens.html?m=1

Segundo, um texto de Fia Forsström que exprime o sofrimento da mulher, seja em qual época de existência. 👇👇

Não foram as bruxas que queimaram. Foram mulheres. 

Mulheres que eram vistas como: muito bonitas, muito cultas e inteligentes, porque tinham água no poço, uma bela plantação (sim, sério), que tinha uma marca de nascença, mulheres que eram muito habilidosas com fitoterapia, nuito altas, muito quietas, muito ruivas, mulheres que tinham uma forte conexão com a natureza, mulheres que dançavam, nulheres que cantavam ou qualquer outra coisa, realmente.

Qualquer mulher estava em risco de serem queimadas nos anos 1600.

Mulheres eram jogadas na água e se podiam flutuar, eram culpadas e executadas. Se elas afundassem e se afogassem, eram inocentes.

Mulheres foram jogadas de penhascos.

As mulheres eram colocadas em buracos profundos no chão.

Por que escrevo isso?

Porque conhecer nossa história é importante quando estamos construindo um novo mundo.

Quando estamos fazendo o trabalho de cura de nossas linhagens e como mulheres.

Para dar voz às mulheres que foram massacradas, para dar-lhes reparação e uma chance de paz.

Não foram as bruxas que queimaram.

Foram mulheres.

E em terceiro, a transformação de Alícia. 👇👇

Parabéns, mulheres!

👏👏👏👏👏👏👏👏👏




sábado, 5 de março de 2022

Jamil Chade a mamãe falei

 


MENINAS NA GUERRA

Texto arrasador de Jamil Chade.


Carta para Arthur do Val: a condição feminina na guerra e na paz

Jamil Chade

5 de março de 2022.

Confesso que não conhecia seu nome, e nem sua denominação de guerra. Mas os áudios indigestos que vazaram com seus comentários sobre a situação na Ucrânia me obrigaram a escrever aqui algumas linhas sobre o que eu vi em campos de refugiados e filas de pessoas desesperadas para escapar da guerra e da pobreza ao longo de duas décadas.

Não estou acusando o senhor e sua comitiva do que estará exposto abaixo. Mas considero que, sem entender essa dimensão do sofrimento humano, fica impossível justificar uma viagem como a que o senhor faz para ajudar a defender um povo.

Ao longo da história, a violência sexual é uma das armas de guerra mais recorrentes para desmoralizar uma sociedade. Ela não tem religião, nem raça. Ela destrói. Demonstra o poder sobre o destino não apenas das vidas, mas também dos corpos e almas.

Percorrendo campos de refugiados em três continentes, o que sempre mais me impressionou foi a vulnerabilidade das mulheres nessa situação.

Mas, antes, vamos ser claros aqui. Não precisamos sair do Brasil para saber que as mulheres, simplesmente por serem mulheres, precisam passar a vida se explicando. Como se necessitassem de chancela ou justificativa para determinar o destino de seu corpo ou coração, se podem trabalhar ou ter tesão. Intolerável, não?

Então, o senhor pode imaginar o que isso significa em tempos de guerra, onde a lei e a moral são suspensas?

Conheci certa vez uma garota yazidi. Ela me contou como, depois de sua cidade ser tomada por islamistas, ela foi transformada em escrava sexual. Aqueles olhos verdes intensos se enchiam de lágrimas quando contava que, num calabouço, ela e as demais meninas se dividiam em dois grupos.

Aquelas que rezavam para sobreviver e aquelas que rezavam para morrer logo.

Ela também me contou que, num ato de solidariedade com as outras mulheres que viriam depois delas, foi iniciado um gesto espontâneo de escrever mensagens nas paredes daqueles quartos imundos, inclusive com dicas de como agir. Escreviam com a única cor que tinham. O vermelho do sangue de suas vaginas estupradas.

O senhor me diria: claro, isso é coisa de terrorista islâmico. Sim, sem dúvida. Mas quero lhe contar o que investigações e auditorias revelaram em um local mais próximo de nós: o Haiti.

Ali e em outros locais onde estão destacadas, as tropas de paz da ONU - repletas de moral, credibilidade e protocolos - foram acusadas de estupro e de abusos com mulheres, meninas e meninos. Alguns, em troca de comida. Num caso específico, um garoto era semanalmente estuprado por oficiais, em troca de bolachas. Há até mesmo uma categoria de crianças hoje nesses países, "os filhos da ONU".

Na Sérvia, num barracão onde eram depositados os refugiados que aguardavam para chegar até a Europa Ocidental, conheci uma mulher que não falava. Sua irmã, depois, veio me explicar que ela ficou muda depois de ter sido estuprada pelo "guia" que seus pais tinham contratado na Turquia para que elas cruzassem as fronteiras. Para pagar pelo guia, os pais venderam as únicas coisas que tinham: uma casinha e dois animais.

Em Dadaab, no Quênia, entendi toda a minha ignorância quando fui perguntar para um grupo de crianças do que elas tinham mais medo. Achei que a resposta seria: as bombas de Mogadíscio. Mas era do escuro do campo de refugiados. Quando pedi para saber o motivo, uma delas sussurrou: "não podemos nem ir ao banheiro pela noite. Um homem pode fazer coisas ruins com nosso corpo".

Anos depois, voltei a viajar para a África. Da janela do avião a hélice em que eu voava, podia ver como um garoto usava um pedaço de galho para tentar dirigir o destino de vacas e outros animais. Enquanto ele conseguia dar direção ao gado, algumas reses escapavam um pouco adiante.

Do assento em que eu estava, quase não consegui ouvir quando o piloto se virou para trás e, competindo com o barulho do motor, gritou que estávamos iniciando a aterrissagem. Jamais imaginaria que, minutos depois, era sobre aquele local de terra de onde o garoto estava retirando os animais que o avião iria pousar. O que de fato eu tinha visto era a preparação da pista de pouso.

Eu tinha viajado para um lugar a oeste da cidade de Bagamoyo, na Tanzânia, para escrever sobre o impacto da Aids numa das regiões mais pobres do planeta. Mas seria naquele local que eu descobriria, de uma maneira inusitada, a dimensão do drama de imigrantes e refugiados. Ao longo dos anos, visitei campos de refugiados na fronteira do Iraque, entre o Quênia e a Somália, em Darfur, na rota entre a Turquia e a Europa. Vi milhares de pessoas sem destino. Mas, nas proximidades de Bagamoyo, aquela história era diferente. Oficialmente, não havia uma guerra. Não havia um acampamento de refugiados. Mas eu logo descobriria que nem por isso o desespero deixava de estar presente naquela população.

Eu fazia uma visita a um hospital e esperava para falar com o diretor. Por falta de médicos, ele fora chamado para fazer um parto. Sabia que aquilo significava que eu passaria horas ali, à espera de minha entrevista. Restava fazer o que eu mais gostava nessas viagens: descobrir quem estava ali, falar com as pessoas, perambular pelo local, ler os cartazes e simplesmente observar. No portão do centro de atendimento, centenas de mulheres com seus véus coloridos aguardavam de forma paciente. Tentavam afastar as moscas, num calor intenso, enquanto o choro de crianças rompia os muros descascados daquela entrada de um galpão transformado em sala de espera.

Ao caminhar para uma das alas, fui barrado. Os enfermeiros me pediram que não entrasse no local. Quando perguntei qual era a especialidade daquela área, disseram que não podiam revelar. Em partes da África, o preconceito e o estigma em relação aos pacientes de Aids obrigam os hospitais a não indicar nem em suas paredes o nome da doença. Decidi sair do prédio em ruínas e, num dos pátios do hospital, vi duas garotas brincando.

Não tinham mais de 10 anos de idade. E o único momento em que olharam para o chão, sem resposta, foi quando perguntei o que faziam ali. Mas a curiosidade delas em saber o que um rapaz branco, com um bloco de notas na mão e uma câmera fotográfica, fazia lá era maior que sua vontade de contar histórias. Desisti de seguir com minhas perguntas. Expliquei que era jornalista brasileiro e, para dizer meu nome, mostrei um cartão de visita, que acabou ficando com elas.

Quando iam responder à minha pergunta sobre os seus nomes, nossa conversa foi interrompida por uma senhora que, da porta do hospital, me avisava que o diretor já estava à disposição para a entrevista. Deixei aquelas crianças depois de menos de cinco minutos de conversa. Já caminhando, virei e disse uma das poucas expressões que tinha aprendido em suaíli: kwaheri - "adeus". Ganhei em troca dois enormes sorrisos.

Terminada a entrevista com o diretor do hospital, confesso que nem sequer notei se as meninas continuavam ou não no pátio. Estava ainda sob o choque de um pedido do gerente da clínica, que, ao terminar de me explicar o que faziam, me perguntou se eu não poderia deixar para eles qualquer comprimido que tivesse na mala. Qualquer um. Até mesmo se o prazo de validade já tivesse expirado.

Alguns meses depois, já na Suíça, abri minha caixa de correio de forma despretensiosa ao chegar em casa. Num envelope surrado e escrito à mão, chegava uma carta de Bagamoyo.

Pensei comigo: deve ser um erro e a carta deve ter sido colocada na minha caixa por engano. Eu não conheço ninguém em Bagamoyo. Mas o envelope deixava muito claro: era para Jamil Chade.

Antes mesmo de entrar em casa, deixei minha sacola no chão e abri o envelope. Uma vez mais, meu nome estava no papel, com uma letra visivelmente infantil. Eu continuava sem entender. Até que comecei a ler. No texto, em inglês, quem escrevia explicava que tinha me conhecido diante do hospital e que tinha meu endereço em Genebra por conta de um cartão que eu lhe havia deixado.

Como num sonho, as imagens daquelas garotas imediatamente apareceram em minha mente. Mas o conteúdo daquela carta era um verdadeiro pesadelo. A garota me escrevia com um apelo comovedor. "Por favor, case-se comigo e me tire daqui. Prometo que vou cuidar de você, limpar sua casa e sou muito boa cozinheira." A carta contava que sua mãe havia morrido de Aids - naquele mesmo hospital - e que seu pai também estava morto.

Cada um dos oito filhos fora buscar formas de sobreviver e ela era a última da família a ter permanecido na empobrecida cidade. "Preciso sair daqui", escrevia a garota. A cada tantas frases, uma promessa se repetia: "Eu vou te amar."

Uma observação no final parecia mais um atestado de morte: "Com as últimas moedas que eu tinha, comprei este envelope, este papel e este selo. Você é minha última esperança."

Deputado, talvez o senhor classificaria essa pessoa no grupo de "meninas fáceis". Eu, porém, chorei de desespero e de impotência diante daquele pedido de resgate.

Eu e o senhor- homens brancos - nascemos como a classe mais privilegiada do planeta. Eu e o senhor não tivemos de fazer nada para adquirir esses privilégios. Existimos.

É nossa obrigação, portanto, desmontar o processo de profunda desumanização de uma guerra e da miséria. Cada um com suas armas.

Não sei qual será o destino que a Assembleia Legislativa em São Paulo, seu partido e seus eleitores darão ao senhor. Qualquer que seja ele, só espero que esse episódio revoltante sirva para que haja alguma insurreição de consciências sobre a condição feminina. Na guerra e na paz.

Grato pela atenção

Jamil

quarta-feira, 2 de março de 2022

"heróis" e "monstros"

 


Infelizmente precisamos falar mais sobre o conflito entre Ucrânia/EUA/OTAN contra a Rússia. 

Toda guerra produz seus heróis e monstros. Essa não seria diferente. Os prós Ucrânia, "grobu" e  EUA incluídos, tratam de mistificar  o zelensky como o herói e, por outro lado, pintam o Putin como o monstro que precisa ser eliminado e odiado por todos.

Já disse antes e repito aqui outra vez que o Putin não é assim (...) um "monge tibetano". Errou feio em invadir a Ucrânia, mas, que têm motivações que precisam ser analisadas pela opinião pública. 

A principal delas é a própria sobrevivência da Rússia em possíveis e inevitáveis conflitos futuros.

Todos sabemos que quanto mais polêmico o assunto, mais emoção e menos razão. Infelizmente ter opinião é algo muito complexo nos dias de hoje. Muitos preferem agir como gado e seguir a análise mais assimilável. Quem estiver fora desse pensamento único será atacado e ridicularizado. Por isso ao expor minha posição fui acusado de "defender Putin e me alinhar ao bolsonaro".

Como se, me alinhar ao bolsonaro fosse possível.

As razões que me levam a repudiar os atos dos EUA, OTAN e lideranças européias, manipulando o presidente e grande parte da população ucraniana contra a Rússia, inclusive usando grupos neonazistas, é diferente das razões que levam bolsonaro a apoiar Putin. 

Não é por ideologia ou afinidades que o governo bolsonaro apoia Rússia. Continuo acreditando que o apoio se deva a acordos obscuros realizados na viagem do governo a Rússia com o carlos bolsonaro presente. E não duvido que seja algo que tenha relação com a eleição desse ano.

Por outro lado, recebi um mapa da situação da região do conflito que sintetiza com muita clareza o que realmente está por trás dos interesses americanos e da OTAN. 👇👇

Em 24 anos a Rússia foi praticamente sitiada por países membros da OTAN. 

Por que? Quais as razões? 

Por tudo que os EUA já fez no mundo, as invasões, o número de mortes, o financiamento de golpes e conflitos, o que estaria pretendendo fazer com a Rússia num futuro próximo?

É essa a questão!