Apoie o blog por meio do PIX, a chave é: emiltox@outlook.com

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Mirian Leitão X Reinaldo Azevedo


Eu confesso que jamais imaginei tratar de um assunto como este, uma desavença entre dois “formadores de opinião” da massa cheirosa.

Tentei me abster em não me envenenar com o que ambos vociferaram em suas colunas indigestas, um contra o outro.

Não leio a Mirian há mais de um ano e o “rottweiler”, digo, o Reinaldo Azevedo, há mais de dois anos. Vez ou outra me deparo com sites que propagam seus textos. Procuro não lê-los, principalmente os escritos pelo “colunista” da Veja. 

Os textos de Mirian, geralmente são contra o governo, o PT, Lula e Dilma. Os do Reinaldo, são ódio puro, contra tudo e todos que estiverem relacionado ao Lula.

Mas, me desprendi de qualquer “preconceito” e fui em busca de tentar entender o motivo para esse verdadeiro “barraco” entre os dois aclamados “pensadores” da imprensa atual. Afinal não é normal que eles briguem! É mais fácil que eles se unam em busca da vitória da direita.

Têm dias que os textos dos “colunistas” da Grande Imprensa são tão próximos, uns dos outros, que mais parece que eles escreveram juntos, na mesma sala, no mesmo horário, na mesma mesa. 

Primeiro, é preciso deixar claro que, com todas as críticas que já fiz a Mirian Leitão, compará-la ao Reinaldo seria uma indecência. A Mirian tem classe e sabe escrever. Eu posso não gostar do que ela escreve, mas, não reconhecer seu dom para o jornalismo, seria mediocridade.  

Lendo o texto de Mirian, em que ela ataca o "colunista" da Veja, percebe-se uma certa preocupação, um alerta! Ela chama atenção para o que a imprensa está se transformando, devido ao desserviço de alguns “formadores de opinião”. Até aí nenhuma novidade. Isso tem sido, reiteradamente, explicitado nas redes sociais; o mal que alguns “pensadores” estão fazendo a democracia apoiados pelos próprios barões da imprensa, divulgando em suas colunas de jornais e revistas, intolerância, preconceito e ódio.

Um ódio de classe, jamais visto na história desse país.

Mas Mirian foi covarde ao atacar apenas o Reinaldo. Há outros, principalmente nas Organizações Globo, que emburrecem seus leitores e em nada contribuem para o engrandecimento do país, afinal, não seria essa, também, um dos objetivos da imprensa?

Ela faria um enorme favor aos leitores de muitos de seus pares, ao alertá-los sobre o mal que eles correm, ao continuarem seguindo-os.  Muitos são venerados como verdadeiros “deuses”, quem tiver doido que fale mal de um texto deles. 

O texto de domingo (03/11) de Miriam, no Globo, chega portanto, mais como um alerta e um desabafo. O alerta não serve apenas para os leitores do Reinaldo Azevedo, mas, para os partidos de direita que se veem protegidos pela caneta do “colunista” da Veja. Seria como se ela estivesse dizendo: “afastem-se dele” ou, “não veem que ele em nada os ajuda só os prejudica!”

Uma frase no texto de Mirian, valeu pelo tempo que passei lendo sua coluna, quando ela diz "Não costumo ler indigências mentais, porque há sempre muita leitura relevante para escolher..." Só aí, ela merece (jamais pensei em dizer isso!), palmas e mais palmas. 

Nunca pensei em reproduzir uma frase, uma palavra, uma letra sequer, dita por Miriam Leitão, mas, diante desse texto, tenho que me permitir o direito e o dever de continuar a aplaudir o que acho ser o correto, venha de quem vier. Aliás, esse é o grande mal da imprensa brasileira, ela não vê qualidade naqueles que ela pinta como inimigos.

A partir do que li na coluna da Mirian, fiquei motivado a ver o troco que o Reinaldo Azevedo, certamente, iria dá. Afinal, não é o estilo dele, deixar passar taques contra a sua pessoa. 

Pra isso teria que vasculhar sua página. Algo entedioso, mas, fui. Fazer o que?

O que vi, foi um emaranhado de ataques contra a global. Respingo de críticas por todos os lados.


Puro ódio na ponta dos dedos!



Uma das poucas vezes que o "Rei", como é aclamado pelos seus seguidores,  deixou de lado as críticas ao Lula, ao PT, a Dilma, ao governo federal, e partiu pra cima da Mirian, com as garras afiadas. 

Em um dos textos, que direta ou indiretamente ele vem atacando a Mirian, ele postou a pior foto da global que está a disposição na rede (que maldade!). Só aí, ele já passou todos os limites aceitáveis. 


Nenhum homem ataca uma mulher divulgando sua pior fotografia. Essa foi uma jogada muito baixa!


Só pela foto da Mirian, vi que o "jornalista" iria jogar todas as cartas.  O que ela falou doeu lá no fundo do Reinaldo. Nunca o vi tão zangado. 

Isso mesmo, a impressão que o Reinaldo passa em seus textos, sobre o caso, é que o que foi dito por Mirian, pesou muito. Abalou geral com estrutura do cara.  Eu arriscaria a dizer que naquele domingo ele sequer conseguiu almoçar na casa do amigo, onde ele estava. E pelas indiretas que ele tem mencionado, mais de 48 horas depois, acho que nem tão cedo essa sensação de mal estar, vai passar. 

O ódio a Mirian, esse!, não vai passar nunca. 

Ele chega a dizer em um de seus textos “Se eu chamá-la de cadela, isso resolve alguma coisa?” Pra mim, ele já chamou.

O Reinaldo é um caso especial que talvez a medicina possa explicar.

Mais curioso que ele, são seus seguidores. Nessa hora aparece os que o defende contra a “terrorista” Mirian Leitão. Aí amigo tem de tudo.

“ela faz parte do time dos – assopra e morde”… quer estar sempre por cima da carne seca…”

‘A mtos anos não acompanho mais nada desta senhora nos jornais da GLOBO pois a acho mto arrogante e quase sempre fala nada com nada”.

“Faz tempo que deixei de prestar atenção ao que fala Miriam Leitão. Depois de muito acompanhar seus comentários no Bom Dia Brasil da Rede Globo, cheguei à conclusão que ela não entende nada de economia”.

“Adoro os comentários econômicos da Miriam, sabe tudo de economia, sabe até javanês; Tudo quanto ela explica, mais enrolado eu fico”.

Esses são apenas alguns dos comentários no blog do Reinaldo. Isso porque ele no final do texto deixou bem claro:

“Ainda que a coluna de Miriam Leitão seja de uma indignidade escandalosa, aviso que não serão publicados comentários com agressões pessoais a esta senhora. Miriam Leitão chame de cachorro quem ela bem entender. Ninguém precisa nem deve tomá-la como padrão”.

Bem ao seu estilo!

Pergunta: será que a Mirian vai responder? Acho que não. Acredito que não. Ela sabe que não vale a pena!

Nenhum comentário: