Apoie o blog por meio do PIX, a chave é: emiltox@outlook.com

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O CFM e o Mais Médicos - O escorpião e a tartaruga?




Após críticas severas contra o Mais Médicos, o CFM (Conselho Federal de Medicina), ameniza seu discurso maquiavélico sobre o programa federal que foi criado com o intuito de melhorar o atendimento nos postos de saúde espalhados pelos Brasil. 

O Dr. CFM, de forma surpreendente, acatou as novas regras que repassa para o Ministério Saúde a atribuição de conceder aos médicos estrangeiros (também aos cubanos), o registro provisório para que eles possam exercer a profissão no Brasil.

Impressiona lembrar a guerra que essa entidade travou com o governo federal (indiretamente com os mais pobres desse país), chegando a incentivar atos discriminatórios contra os médicos negros de Cuba, num acontecimento deplorável e inaceitável. Pra agora vir com essa conversa de “... fomos vitoriosos nas negociações...” 

O Dr. CFM deve no mínimo um pedido de desculpas ao povo que necessita de cuidados médicos, nesse país. Deve um pedido de desculpas aos médicos, ao povo cubano, aos negros brasileiros!

Por outro lado, ver o Dr. CFM defender a manutenção do Programa Mais Médicos, parece-me que estou diante (mais uma vez) da parábola do escorpião e da tartaruga.

Como uma entidade tão radical na sua linha de pensamento, muda de maneira ainda mais radical, do dia pra noite?

Vamos recordar alguns dos comentários fascista, preconceituosos e sem noção do CFM:

12/06/2013
"Não virão portugueses e espanhóis. Virão cubanos, o que ele não falou"
"Eu tenho certeza que o médico português ou espanhol, quando conhecer a realidade do nosso Brasil, com postos de saúde caindo aos pedaços, falta de material minimamente adequado para o exercício da profissão e ainda ser refém de prefeito, não aceitará vir para cá"
"Um médico ruim é pior do que nenhum médico. As pessoas confiam e ele pode retardar um diagnóstico que poderia salvar um paciente. As pessoas não podem se iludir. Elas devem exigir que todo médico seja competente."
"O ministro usa os números para ajudá-lo a manter um equívoco no ar. Não faltam médicos no país”

07/07/2013
Nós vamos a todos os tribunais. Temos duas frentes, que é a derrubada da medida provisória no Congresso Nacional e, depois, analisar com tranquilidade os artigos para derrubá-la na Justiça.

21/08/2013
"O CFM condena de forma veemente a decisão irresponsável do Ministério da Saúde que, ao promover a vinda de médicos cubanos sem a devida revalidação de seus diplomas e sem comprovar domínio do idioma português, desrespeita a legislação, fere os direitos humanos e coloca em risco a saúde dos brasileiros”, afirmou a entidade.

13/09/2013
"Eles [cubanos] não virão por amor, será uma progressão funcional a que terão direito. Tivemos acesso ao regulamento do programa, e eles não poderão nem falar com a imprensa. Não podem sair do alojamento sem ordem superior, sem dizer para onde e com quem vão", disse D'Ávila, que foi aplaudido de pé ao final da exposição ao afirmar que "vamos resistir mesmo que isto nos provoque alguma represália no futuro". "Podemos ser acusados de muita coisa, mas não de omissão."

A parábola do escorpião e da tartaruga 

Um escorpião, não sabendo nadar, pediu a uma tartaruga que o carregasse em suas costas pelo rio.
“Você está louco?” exclamou a tartaruga.
“Você vai me picar enquanto eu estiver nadando e eu vou me afogar.”
“Minha querida tartaruga”, riu o escorpião, “se eu a picasse, você se afogaria, e obviamente eu me afundaria com você. Agora, onde está a lógica nisso?”
“Você está certo!”, exclamou a tartaruga. “Suba aí!”
O escorpião subiu nas costas da tartaruga e, na metade da travessia do rio, deu uma forte picada na tartaruga. Como ambos iriam se afogar, a tartaruga resignadamente disse:
“Responda-me, seu louco! Você disse que não haveria lógica em me picar. Então por que você fez isso”?
“Não tem nada a ver com a lógica nem com loucura”, disse o escorpião se afogando, e acrescentou: ”É apenas o meu caráter”.



Imaginemos como estão se sentindo os políticos da oposição sobre essa decisão do Dr. CFM?

Como deve está se sentindo traído o caiado, o aécio, o bolsonaro, o serra, o roberto freire, o jarbas, o agripino, os "colunistas" da veja, globo, estadão e folha.


Eles devem está se sentindo traídos!

Nenhum comentário: