Hoje o Chile foi às urnas para escolher seu novo presidente. De um lado um jovem esquerdista, Gabriel Boric, e do outro um extremista de direita, antonio kast.
No discurso do candidato extremista as mesmas propostas e pautas defendidas por lideranças como trump, nos EUA, e "seu bozo" no Brasil. Na campanha, métodos pouco ortodoxos, com o uso de fake news, acusações sem provas, ilações e uso da religião como ferramenta política. Na eleição, locaute de transporte em regiões específicas com intuito de prejudicar Boric e favorecer kast.
Muda-se o país, mas, a extrema direita é incapaz de jogar limpo, respeitar as regras e agir com a verdade.
Muda-se o país, mas, a cartilha dos líderes extremistas é sempre a mesma: liberalismo econômico e extremo conservadorismo nos costumes.
O Chile disse NÃO!
Preferiu a proposta do esquerdista que afirmou querer para seu país "algo que na Europa seria bastante óbvio, que é garantir um estado de bem-estar para que todos tenham os mesmos direitos, independentemente de quanto dinheiro possuem na carteira".
Pra se ter direito a bem-estar, independe de que lado as pessoas estão ou de qual grupo determinado façam parte. Independe a sua conta bancária, a sua posição política, região do país em que mora, condição sexual, religiosa ou qualquer outra classificação que se faça dos indivíduos e do povo.
É dever de um governo democrático garantir bem-estar a seu povo. E os chilenos entenderam que não é possível garantir bem-estar sendo liberal-conservador.
Certamente miraram-se no nosso exemplo. Viram o que o BRASIL está passando devido às péssimas escolhas feitas na última eleição presidencial.
Tínhamos um professor, mas, escolheram um idiota. O pior dos idiotas!
Se por um lado há grande satisfação e esperança para América Latina, a escolha do Chile, por outro, um dado que preocupa. O percentual dos que votaram no candidato da extrema direita. Cerca de 45% dos votantes escolheram o extremismo.
Mas, isso é algo que deve ser tratado depois. Agora é Parabéns, Chile!
Em breve seremos nós brasileiros a dar um recado ao mundo, tirando o governo farsante bolsonarista.
Elegendo Lula da Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário