Já era esperado que essas ameaças viessem. Qualquer um que ousar falar o que a extrema-direita não quer ouvir será, de alguma forma, ameaçado.
Eu mesmo já fui ameaçado várias vezes nas redes sociais. Imagina, eu! Um ser insignificante incomodando alguns "doentes mentais" devido a texto que escrevo.
Agora imagine o Glenn Greenwald, um repórter internacional, norte-americano, ganhador de prêmios de jornalismo - o cara tem um Pulitzer - um dos profissionais mais respeitados no mundo!
Achar que ele seria poupado da sanha de gente inescrupulosa(!!!), seria ingenuidade.
O bom de tudo isso é que ele é experiente nesse negócio de ser ameaçado. Me refiro ao caso Edward Snowden, em que ele foi peça importante na divulgação dos crimes do governo americano contra a privacidade online.
Quem teve coragem para peitar o governo dos EUA, iria melindrar com a cara feia do moro? As ameaças do governo de deportar e da "grobu" de destruir reputações? Ou mesmo do poder dos generais das forças armadas que dizem em uníssono: ninguém mexe no moro!
Uma coisa é certa, muitas das ameaças são falsas. O que existe mais na rede são pessoas doentes que se sentem seguras, por trás do anonimato, em perseguir e ameaçar outras pessoas. Elas se divertem com o desespero de suas vítimas. Mas, é preciso ficar atento! Não subestime essa gente.
O Glenn Greenwald mexeu com a banda podre do poder. Gente perigosa. Pessoas influentes que em frente às câmeras são de um jeito, mas, no privado de suas casas e seus escritórios, longe da realidade e ingenuidade do mundo, elas são capazes de algo que até o diabo duvida.
Agora é preciso ser dito: os caras estupram o Ordenamento Jurídico, sujam a Constituição e alguns da sociedade, os chamados "homens de bem", culpam o profissional que divulgou toda sacanagem do moro, dallagnol e os demais da quadrilha.
Não são esses mesmos que vivem repetindo o mantra "conhecereis a verdade e ela vos libertará"(!!!). Pois bem! Aí está a verdade, queridos!
Não são muitos desses que valorizam tudo que vêm dos EUA!? Somente os norte-americanos têm maior capacidade para tudo!
Quis o destino que um jornalista americano, competente, destemido, super responsável, com coragem bastante para mostrar a todos nós a VERDADE.
Que ela possa libertar a muitos!!!
Ainda sobre as ameaças, escreveu Glenn:
"Nós ficamos muitas semanas planejando como proteger a nos e a nossa fonte contra os riscos físicos, riscos legais, riscos políticos, riscos que vão tentar sujar a nossa reputação. Nós estamos prontos. Mas não existe nenhuma vida sem riscos. Não se pode eliminar riscos, pode-se tomar medidas para minimizar. Então, a equipe do The Intercept Brasil, que não tem a proteção como alguém com a minha visibilidade, que é casado com um deputado federal… Eles são jovens, 25, 30 anos, e são muito corajosos fazendo esse trabalho destemido. Sim, é muito perigoso, obviamente, e sou alvo dessa campanha para me expulsar do país, chamando-me de inimigo do Brasil, ameaça a segurança nacional e que devo ser preso. Mas nós sabíamos que tudo isso iria acontecer, mas o que podíamos fazer? Têm jornalistas cobrindo guerras. Têm jornalistas sem visibilidade investigando corrupção contra pessoas muito perigosas. Se você não quer esses riscos, você não deve fazer jornalismo."
Show de bola! Orgulho desse cara!
Nenhum comentário:
Postar um comentário