Que setores da imprensa, sempre andaram “do lado” de
políticos da oposição ao governo Dilma, não é nenhuma novidade. O que chama
atenção, é que com o passar dos meses, o apoio e a proximidade entre os dois
grupos, está cada vez mais claros!
A mídia partiu sem freios para
cima de Dilma, após terem a certeza de que ela seria candidata a reeleição. Desde o
início do ano, após Lula declara-se fora do páreo, “colunistas”, âncoras de telejornais,
apresentadores/comentaristas/especialistas, políticos ligados as empresas Globo,
Veja, Estadão e Folha, vêm atacando o governo Dilma, de uma maneira escrachada
e perversa.
Certos jornais televisivos
ou programas de rádios mais parecem o horário eleitoral “dos contra o governo
Dilma”. Reportagens publicadas em revistas e jornais, são verdadeiros panfletos de propaganda
política anti-dilma. Tudo conspirando para desgastar o trabalho e a figura
pública da Presidenta.
Essa busca e propagação de fatos que mancham a administração
da Presidenta por parte da imprensa, nos faz questionar qual a verdadeira função
social das empresas de mídia. Se há, diuturnamente, interesse da imprensa em
derrubar um governo, pra quê manter status de imprensa se mais parecem partidos
políticos?
A ideia alimentada no imaginário da população de ter Dilma, como gestora eficiente, mãe do PAC e grande
administradora, tem deixado a oposição (imprensa e partidos), preocupados. Então
eles batem na Dilma, de todas as formas possíveis, de forma direta ou indiretamente, atacando um assessor por exemplo. Mas, a questão é que o povo aprova seu governo e aí é que está o desespero.
Quanto mais eles batem, mais o
povo aprova sua administração. Agora apareceu uma pesquisa “fantasma”, que
derruba a popularidade da Dilma em oito pontos percentuais. Pesquisa essa
realizada por um dos jornais, declaradamente tucano. Por mais que seja
verdadeira, a pesquisa, é impossível acreditar, até porque, eles mentem tanto que fica difícil acreditar em uma verdade.
Inventam tantas “estórias”, que no dia
que sai uma reportagem, uma análise mais apurada da situação, uma pesquisa
"verdadeiramente verdadeira", não daremos crédito. A credibilidade da imprensa está tão por baixo, que essa pesquisa da Datafolha, seria como se esperássemos uma análise positiva do governo federal, dada por Aécio, FHC ou Serra. Seria impossível, você não acha?
Enquanto imaginavam ser o Lula o candidato, dispararam seus
morteiros inflamáveis contra o ex-presidente. Reportagem acusava o Lula de ser “lobista”,
amante de Rosemary Noronha, que ele viajava as custas de empresários, entre outras coisas. Colocaram o Marcos Valério, na capa da Veja, novamente, acusando Lula de
chefe do mensalão. Chegaram até dizer que Lula, corria risco de morrer
devido ao câncer.
Verificado o engano (será?), no qual Lula seria candidato em 2014 a presidência, os morteiros, as catapultas, os canhões midiáticos foram direcionados para
Dilma Rouseff. E olha! Tem sido de uma agressividade rasteira e inadmissível,
quando nos damos conta de quem é a pessoa agredida. Eu tenho pra mim [acredito nisso], que atacar um presidente de um país é atingir seu povo. E sendo assim, a imprensa ao atacar
a presidenta, ataca a democracia.
O ideário da oposição (principalmente da
imprensa) é atacar ferozmente seus adversários. Não dá pra aceitar mais quatro anos de governo
de esquerda, "dizem eles". As perdas que essas empresas tiveram ao longo desses
dez anos são visíveis. A editora Abril, está demitindo, fechando revistas, a folha e o estadão, estão à beira da falência, na "grobu", nem o JN tem mais a
audiência de antes e os magnatas da mídia culpam o PT, o Lula e a Dilma,
pelos seus fracassos.
Na verdade, aqui pra nós, eles são culpados mesmos, mas, não são os
únicos. Os barões da mídia no Brasil viveram durante anos sendo agraciados por governos. Pra eles, bom era no tempo da ditadura ou no governo de fhc. Períodos em que a imprensa "deitava e rolava!"
Daí, enquanto minavam o Lula, e ainda não haviam percebidos que o alvo
era outro, frases de efeito foram publicadas em apoio a Dilma. Gentilezas da oposição para Dilma, eram frequentes. A presidenta chegou a fazer
omeletes na grobu! Mas no dia, Ana Maria Braga, não usou aquele colar de tomates, não. Quando sinalizaram a reeleição, acabou os agrados e haja
coice da imprensa no governo da Presidenta.
Amigos ouvintes (como diz Jabor, na CBN), não espere, daqui até final de outubro de 2014 a imprensa divulgar os projetos do governo. Você
não verá uma reportagem sobre a conclusão de nenhuma obra do PAC, não haverá
repercussão em nenhuma melhora de índices sociais como mortalidade infantil,
diminuição da desigualdade, a formatura dos negros, pobres e índios em cursos
de doutorado, a construções de milhares de moradias, nada! Nós não veremos nada que
possa dá qualidade ao governo Dilma, que possa justiçar sua enorme capacidade
de gerenciamento.
Das mesma forma que os acertos do governo
Dilma não interessam a setores da imprensa, também não interessa a divulgação,
se o candidato adversário ao Planalto em 2014 for flagrado bêbado (cambaleante)
pelo Rio de Janeiro, ou se foi pego dirigindo em alta velocidade, ou que tenha
tentado agredir um guarda de trânsito, ou que tenha sido altamente deselegante
com um repórter, ou ainda que responda processo por desvio de zilhões de
reais. Não interessa o conteúdo do livro Privataria Tucana.
Só o
que interessa a imprensa é mostrar o quanto Dilma Rouseff é “ineficiente!”
Já se foi o tempo em que os ataques eram
proferidos entrelinhas. Agora são às claras!
Utilizam os mais baixos adjetivos
para denegrir a presidenta. “O Brasil de Dilma é o país do caos”, disse uma das
vozes estridentes. “ Com Dilma, só cortando os pulsos”, disse uma outra “pensadora”. As vezes eu penso que essas pessoas estão vivendo na Europa, mais precisamente na Grécia. E esses relatos dos "formadores de opinião" são visões de lá e não de cá.
Dilma Rouseff, pelo que parece, indiferente ao desespero dos “corvos”, segue
fazendo aquilo que já mostrou que sabe fazer muito bem, que é administrar o
país.
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