quarta-feira, 8 de maio de 2024

Poderíamos ter evitado a fúria do clima no RS?


Claro que não poderíamos ter evitado a fúria do clima no RS!

Poderíamos ter amenizado as dores, as perdas e o sofrimento do povo, tivéssemos uma cultura social-ambiental que nos levasse a acreditar na mudança climática que o mundo está passando. 

Quando digo nós(!), me refiro principalmente a classe política e os líderes políticos que escolhemos com o nosso voto, seja aqui ou em qualquer parte do mundo.

Há entre eles, quem acredite que a mudança climática não é real, que não passa de um engodo da comunidade científica mundial. Têm gente lá no Oriente que diz, sem base alguma de credibilidade, que é uma questão do Ocidente, e que somos nós que devemos nos preocupar. Uns acham, acredite(!), que a mudança climática será algo bom, que o nível do mar não está subindo; e outros que até acreditam, mas para esses, é tarde demais para corrigir a mudança climática. 

Agora, imagina estar sendo governado por lideranças políticas negacionistas das mudanças climáticas? 


A verdade científica sobre o assunto é que as alterações provocadas nos padrões climáticos observadas ao longo tempo, diz que é uma questão global, de responsabilidade de governos e conglomerados empresariais, financeiros e econômicos, mas também de cada um habitante do planeta. 

Cada papel de bombom jogado no chão, todo plástico que chega aos rios e mares, uma bituca de cigarros no bueiro, contribui para agravar e acelerar as mudanças climáticas e assim, produzir mais e mais tragédias climáticas no mundo.

Do mesmo jeito que seu voto. 

Ao escolher votar em quem nega as mudanças climáticas, estará contribuindo para tragédias e sofrimento dos povos ao redor do mundo.

É  URGENTE dizer NÃO(!) ao negacionista da mudança do clima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário