Eu não dava muita bola quando a sara winter gritava aos berros que queria ucranizar o Brasil. Não me dava conta do que se tratava e nem sequer pesquisava sobre o assunto. Pra mim era mais uma louca idiota que acreditava em terra plana. Agora com a invasão russa na Ucrânia, muitas coisas são esclarecidas. Ouve-se um comentário daqui, lê-se uma matéria dali, faz-se uma pesquisa e... Juntamos os pontos.
Primeiro que tudo, dizer que isso aqui não tem nada a ver com sair em defesa de Putin. Até porque, nenhuma pessoa sensata acredita que a guerra resolva alguma coisa. A ideia aqui é entender um pouco essa Ucrânia que parte dos eleitores do bolsonaro queriam ou ainda querem, não sei(!), que o Brasil se espelhe.
Nessas leituras que fiz, descobri que a Ucrânia é um dos países com mais células nazistas do mundo. Inclusive foram esses grupos, apoiados pelo governo americano, OTAN e lideranças europeias, que provocaram um golpe em 2014 no país e elegeram o atual presidente. Um ex-comediante extremista de direita e facilmente manipulável, como alguns que conhecemos no Brasil.
E aí me dei conta no meio das leituras, que enquanto por lá bandeiras nazistas são hasteadas nas ruas e shoppings, por aqui grupos fascistas, com a "grubo", setores da classe média que se enxerga da elite, a direita política, religiosa, jurídica e empresarial, provocaram um golpe e também apoiaram a eleição do bolsonaro.
Muitas similaridades o Brasil passou a ter com a Ucrânia nesses últimos sete anos. A sara winter sabia disso e por essa razão alardeava que "Chegou a hora de ucranizar o Brasil".
Na visão dos bolsonaristas mais radicais, era chegada a hora de fazer aquilo que o presidente ucraniano, volodymyr zelensky, fazia antes de se eleger, nos seus programas "humorísticos".👇👇👇
Era preciso, na visão doentia de grupos fascistas no Brasil, "fechar" o Congresso e o Supremo e governar expulsando, escravizando ou eliminando os "diferentes" e contrários aos bolsonaristas. Será que era assim que eles imaginavam?
A medida que vamos estudando a Ucrânia, a partir de 2014, vamos enxergando o quão criminoso era esse movimento da sara winter em querer ucranizar o Brasil. Embora, em parte, eles tenham conseguido.
A pesar de viverem escondidos no Brasil, grupos neonazistas ou nazifascistas estão cada vez mais fortalecidos. Na Ucrânia a suástica de hitler está quase que incorporada a bandeira. O que me faz indagar, embora saiba as razões, o porquê a OTAN, EUA e lideranças europeias estejam a apoiar o nazismo na Ucrânia, quando aparentemente todos eles decretaram o nazismo como um mal que todos deveriam combater?
E também como deveria agir a Rússia diante da ameaça do crescimento nazista bem em frente a sua porta?
Sim, porque foram os comunistas russos que mataram os nazistas de hitler acabando com seu império. Como agiria, então, qualquer líder russo diante do crescimento de células nazistas na Ucrânia, apoiadas por OTAN, EUA e lideranças europeias?
São só indagações que busco entender.
Só isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário