sexta-feira, 8 de novembro de 2024

A esquerda se "aburguesou".

 


Têm povos que não aprendem com seus próprios erros. 

Têm povos que não aprendem vendo os erros de outros povos.

O povo dos EUA não aprendeu com o desastre que foi o governo do negacionista, absolutista e inimigo do meio ambiente, do cheio de ódio e vingança, donald "extremista" trump.

E também não aprendeu nada(!) com às experiências dolorosas vividas e, muitas delas, ainda não cicatrizadas do povo brasileiro e, em curso, do povo argentino, onde ambos os povos elegeram líderes extremistas de direita.  

Mas, o que faz um povo oprimido eleger seu próprio opressor?

A eleição americana trouxe à  luz uma nova visão do fenômeno que tem levado povos a eleger seus próprios algozes. Por exemplo: por que imigrantes votam, justamente, no candidato à  presidência que vai deportá-los? Por que o negro pobre da periferia vota naquele candidato que vai usar a força militar para matar negro pobre da periferia?

A tese é que, enquanto a esquerda, nos últimos anos, se preocupou em agradar à classe burguesa, tentando provar ter boas intenções com os endinheirados, esquecendo a base da pirâmide social, abandonando as lutas de classes; a extrema-direita foi aos poucos ocupando esses espaços, adotando discursos "pragmáticos" com os mais pobres, "dourando as pílulas" nas discussões dos assuntos mais espinhosos para sociedade, erguendo e formando lideranças no meio do povo humilde, de poucos anos de estudos e com muitos sonhos a serem alcançados.

A esquerda se "aburguesou", enquanto a extrema-direita atraiu a base social para sua dominância política e ideológica.  

Pra mim é tudo isso e muito mais, porém é também espiritual.👇

https://emiltonx.blogspot.com/2024/10/a-extrema-direita-venceu.html?m=0

P.S. me mandaram o vídeo abaixo 👇 que fala, exatamente, sobre o que trata o texto. Uma outra visão sobre o mesmo tema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário