quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Faltavam mil dias para Copa do Mundo, agora, para as Olimpíadas.



Como estão os preparativos para Copa do Mundo em sua cidade? 

Estamos as vésperas do início do evento mais extraordinário no mundo dos esportes. Em Pernambuco, mais precisamente no Grande Recife, muitas obras estão sendo realizadas. Principalmente na área de mobilidade urbana, quesito transporte público.

Embora a Arena Pernambuco, tenha sido erguida no município de São Lourenço da Mata, distância de pelo menos trinta quilômetros da capital, as obras referentes à Copa estão espalhadas por várias outras cidades. É nítida a mudança que a Copa já trouxe por aqui.

Camaragibe, Goiânia, Igarassu, Olinda, Jaboatão, além de Recife, entre outras cidades, receberam obras tidas como “da Copa”. O Porto do Recife está sendo modernizado, estações de embarques e desembarques de passageiros [jamais vista] estão sendo construídas, os Rios Capibaribe e Beberibe (que cortam a cidade do Recife) estão sendo preparados para se tornar rotas de navegabilidade, transformando em anel viário o transporte fluvial em Pernambuco.

O Brasil virou um enorme canteiro de obras.

E antes que alguém possa me criticar, compartilho com os que não concordam com a realização da Copa no Brasil. Mas, uma vez que isso não pode mais ser possível e sendo testemunha do legado que o evento vai deixar para sociedade, acredito que não há outra coisa a fazer senão ajudar a minha cidade, o meu estado e o meu país a receber os convidados para essa grandiosa festa.

Ainda mais tendo conhecimento que todo dinheiro gasto com Estádios, serão pagos aos financiadores como qualquer compra a prazo. 

O governo não gastou dinheiro público na construção de Estádios. O gasto do governo se deve as obras estruturadoras de transportes, mobilidade, saneamento e etc.

Se está havendo corrupção nas obras, isso é outra coisa! Os atos criminosos cometidos por políticos e empresários, devem ser submetidos a um rigoroso processo de investigação. Agora, a festa não pode ser postergada ou discriminada por isso.

O que se ver é que a Copa do Mundo ainda nem começou e já nos dá prova do quanto importante será para nosso país. 

Tenho sabido de acontecimentos que jamais teriam ocorridos, não fosse a Copa do Mundo, no Brasil. 

Profissionais liberais estão correndo a aprender um novo idioma, para não fazer feio durante o evento. Hotéis e pousadas estão sendo modernizados para receber os visitantes. As sedes da Copa estão motivadas, se preparando para receber os turistas, deixando tudo nos conformes.

A própria movimentação do mês de junho, que levou milhares de brasileiros às ruas a protestar, só aconteceu devido à Copa. É importante sabermos que podemos! Se vamos oferecer ao mundo uma Copa jamais vista, podemos, sim, vencer as mazelas que assolam nossa sociedade. 

A Copa do Mundo é um troféu(!), um prêmio a um povo que em menos de uma década ressurgiu para o mundo, não como um país pedinte, um país coitadinho, sem condições e subalterno. O Brasil hoje é a voz do mundo.

Agora é hora de arrefecer as mágoas, nos desarmar e vestir a camisa de brasileiro, mostrando ao mundo que podemos receber a todos com um largo sorriso no rosto, um forte aperto de mão e um abraço caloroso.

Comparando mal a relação da realização da Copa e a manifestação de junho, é como aquela festa que nós não aceitamos que fosse realizada, mas, agora depois de quase tudo pronto, faltando poucos dias para começar e chegar os convidados, a gente se sente no dever de participar e contribuir para o sucesso dela. 

Afinal, todos nós só temos o que ganhar e nada temos a perder em participar.

Daí, vestidos daquele personagem que mais simboliza o brasileiro, falo do crítico inveterado, que  tudo opina, tudo mete o bedelho, tudo deixa seu “eu acho”, vamos fazer o que mais sabemos nesse mundo. Naquilo que somos medalha de ouro. Criticar!

Eu acho que as obras de mobilidade da cidade do Recife estão muito devagar! O prefeito da capital pernambucana se elegeu dizendo que iria cuidar das calçadas e até agora elas continuam esburacadas. Esse negócio de dizer que a Arena Recife, coisa nenhuma! A Arena é de São Lourenço da Mata. É claro que o Estádio do Corinthians vai ficar pronto.

Bora criticar, mas ajudar a fazer a melhor Copa do Mundo de todos os tempos. 

É isso!






Nenhum comentário:

Postar um comentário