quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O idoso antenado e o jovem alienado

Ontem tive que esperar por trinta minutos na fila de pequenas compras, do Hiper Bompreço.
Mas, o que poderia ser tedioso, foi bastante revigorante, no que diz respeito ao processo de desalienação que tenho defendido ao longo dos anos.

Logo após que cheguei na fila, atrás de mim surgiram um senhor idoso, com seus sessenta e cinco anos bem vividos, e na sequencia, depois dele, um jovem aparentando ter de dezoito a vinte anos.

O jovem parecia chateado. Disse, como se quisesse compartilhar com o senhor idoso, as suas frustrações:

- Passei quase duas horas na fila da Casa Lotérica. Ou eu pagava as contas hoje ou teria que gastar dinheiro com multas. Esse país está uma bagunça. Greve dos bancos, dos correios... Professores, no Rio de Janeiro, quebrando tudo... O preço de tudo está subindo... Tudo isso é culpa da Dilma!

O senhor idoso, calado ficou ouvindo, sem contestar nada do que lhe dizia o jovem.

- Lula foi um bom presidente - continuou o jovem – mas, Dilma acabou com muita coisa que ele fez. Se houver segundo turno, entre Dilma e Aécio, eu vou votar no Aécio.

- Você acha que o Aécio resolveria os problemas atuais do Brasil? Perguntou o senhor idoso.

Antes que ele respondesse, o senhor lhe alertou:

- Você sabia que a imprensa mineira não fala mal de Aécio? Você sabia que existe um processo contra Aécio, de desvio de mais quatro bilhões da saúde de Minas Gerais, quando ele governava aquele Estado? Você viu a matéria de capa da Veja e da Época, dessa semana?

Atordoado em meio a tantas perguntas, o jovem disse: não, não vi.

- A Veja trouxe matéria sobre o chocolate – disse o senhor idoso apontando para revista na estande de vendas de jornais e revista - e a Época, decidiu falar sobre a galinha pintadinha.

O jovem ainda sem entender, buscava respostas para àquelas indagações.

- Você sabia que está em curso, investigação de desvio de dinheiro público, do governo de São Paulo, que segundo a PF há mais de vinte anos, políticos e pessoas ligadas aos governadores Serra, Alckmin e Covas, se beneficiaram do chamado Propinoduto Tucano ou Trensalão Tucano?

O jovem não querendo passar ainda mais por ignorante resolveu dizer: 

- Eu... Vi falar sobre isso no meu face...

O senhor idoso então arrematou:

- Como então, as duas maiores revistas em circulação no Brasil, ignoram tudo isso, escondem a notícia dos seus leitores, preferindo colocar na capa temas como chocolate e galinha pintadinha?

O jovem então entendeu onde aquele senhor idoso queria chegar.

- A imprensa protege muito os políticos – disse o jovem.

- Não qualquer político – retrucou idoso.

- Você leu em algum jornal ou revista, que no período da eleição de 1998, FHC engravidou uma jornalista da Globo?

- Eu não era nascido na época, mas, meu pai me falou alguma coisa sobre esse fato...

- Não vote no Aécio - pediu o senhor idoso - ele representa a Globo, a Veja e a classe dominante. Esse pessoal não gosta de pobre e portanto não gosta de você e nem de mim. Vote em qualquer um... Menos neles. 

A fila andava e infelizmente chegou a minha vez de me dirigir até o caixa. Antes, ainda ouvi o senhor idoso dizendo ao jovem:

- Você já leu a Privataria Tucana e o Príncipe da Privataria?

Ainda ouvi, ao longe, o jovem responder:

- Ainda não...



Nenhum comentário:

Postar um comentário