A cidade de São Paulo é, sem dúvida, uma amostra significativa do Brasil, tomada as devidas especificidades regionais, culturais, políticas e peculiares do nosso povo.
Vejam que interessante essa análise!
O candidato a prefeito de SP, celso russumano, estava em 3° lugar nas pesquisas de intenção de votos. A partir da semana passada, compartilharam vídeo do russumano, sendo agressivo com uma funcionária de um supermercado, ameaçando-a de prisão por ela não "querer" passar no seu caixa, um rolo de papel higiênico e uma caixa de fósforo. Certamente, por determinação do empresário do supermercado, as caixas de fósforos eram vendidas em maços (10 caixas) e os rolos de papel higiênico, em pacotes de 10. O russumano, que não é besta, não foi cobrar do empresário e sim da funcionaria, que trêmula e com medo, não sabia o que fazer. "Passe uma caixa de fósforo e um rolo de papel ou você vai sair daqui presa" - dizia o russumano com dedo em riste contra a pobre operária. Qualquer pessoa com o mínimo de empatia, ao ver aquelas cenas, consegue decidir que o russumano não merece seu voto. Mas, em São Paulo não é bem assim.
Depois desse vídeo, russumano tem melhorado sua posição nas pesquisas. Já está em primeiro na frente do covas e do Guilherme Boulos, do Psol. A divulgação do vídeo tinha intenção de prejudicar russumano, o tiro saiu pela culatra. Se divulgarem mais vídeos dele agredindo pobres, moradores de rua, humilhando trabalhadores, é provável que ele ganhe no primeiro turno. São Paulo que elege há 40 anos, gente como serra, alckimim, doria, mamãe "apanhei", fernando hollidey, kim katakokin, frota, tiririca, juliana pascoal entre outros, o paulistano segue valorizando o pior para si mesmo.
É um caso, não tão raro, de masoquismo coletivo. A cidade do Rio de Janeiro também vive isso.
O Brasil não pode seguir São Paulo. Não mesmo!
Que o Brasil se espelhe no Nordeste. Entre as regiões, o mais coerente.